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Uso do método educacional colaborativo para AEC apoiado por manufatura aditiva
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Palavras-chave

Manufatura aditiva
Método educacional interdisciplinar
Impressão 3D
Detalhes arquitetônicos construtivos
Ensino colaborativo

Como Citar

CARBONI, Márcio Henrique de Sousa; SCHEER, Sérgio. Uso do método educacional colaborativo para AEC apoiado por manufatura aditiva. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 15, n. 00, p. e024008, 2024. DOI: 10.20396/parc.v15i00.8673747. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8673747. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Inovação tecnológica na indústria da construção civil é tema recorrente. Para tanto, é importante que novas tecnologias sejam exploradas nos centros de capacitação de profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). Entre várias tecnologias com grande potencial disruptivo, a Manufatura Aditiva (Additive Manufacturing - AM) se destaca. Somado a isso, nota-se a necessidade de experiências educacionais mais interdisciplinares durante a graduação, mais próximas da realidade encontrada no mercado de trabalho. Baseado nesse panorama, desenvolveu-se através do Design Science Research o MECA-AM - “Método Educacional Colaborativo para AEC apoiado pelo uso da Manufatura Aditiva”, que busca o aprendizado interdisciplinar de alunos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Expressão Gráfica através de atividades com abordagem PBL (Project-based Learning ou Aprendizado baseado em projetos) que priorizam o aprendizado colaborativo e utilizam a Manufatura Aditiva como uma ferramenta de estímulo a integração. Neste trabalho, apresentam-se duas experiências de aplicação deste método realizadas em 2021 e 2022, em workshops de 5 semanas, para o ensino da temática “Detalhes Arquitetônicos Construtivos”. A percepção dos alunos sobre o curso foi avaliada de maneira objetiva e subjetiva através de questionário aplicado que revelou alto índice de aceitação e avaliação positiva. Também enalteceu a importância de os alunos de Expressão Gráfica participarem de grupos multidisciplinares AEC, uma vez que suas habilidades em modelagem virtual e manuseio de equipamentos de impressão 3D colaboraram para o sucesso das atividades propostas, já que os estudantes de Arquitetura e Engenharia Civil geralmente não possuem exposição quanto a esses conteúdos em seus cursos de graduação atuais.

https://doi.org/10.20396/parc.v15i00.8673747
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