Resumo
Em ambientes de ensino, a iluminação inadequada pode resultar na redução da concentração e em dificuldades de aprendizado. Considerando que o desconforto visual gera prejuízos na execução de atividades, este artigo objetiva uma análise a partir da percepção da iluminação pelos alunos em diferentes posições em salas de aula. Foram investigadas seis salas de aula em três escolas municipais, localizadas no clima tropical quente e úmido. Dados de iluminância e contraste no campo visual, obtidos a partir de simulações computacionais utilizando o programa Apolux IV, foram correlacionados com dados obtidos em campo, especialmente de aplicação de questionários, que resultaram em uma amostra com 95 crianças entrevistadas. A análise estatística, a partir de Modelos Lineares Generalizados, comprovou significância entre a percepção dos alunos em relação à iluminação e variáveis associadas à probabilidade de ofuscamento, especialmente o contraste no campo visual (foco x ergorama), a iluminância na carteira dos alunos e no quadro das salas de aula. Apesar das escolas adotarem um projeto padrão, as orientações espaciais são distintas, fato que resultou em diferenças no desempenho da iluminação natural. Na escola C, com salas de aula com orientação noroeste e sudeste, foi observada uma maior ocorrência de iluminâncias no intervalo acima de 2000 lux, valor associado à maior probabilidade de desconforto visual.
Referências
ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5413: Iluminância de Interiores. Rio de Janeiro: ABNT, 1992. 13p.
ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8995-1: Iluminação de interiores - parte 1: procedimentos para projeto. Rio de Janeiro: ABNT, 2013. 32p.
ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15215-4: Iluminação Natural – Parte 4: Verificação experimental das condições de iluminação interna de edificações – Método de medição. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 16p.
ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15220-3: Desempenho térmico de edificações: parte 3: zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. Rio de Janeiro: ABNT, 2005. 36p.
ARIES, M. B. C.; AARTS, M. P. J.; VAN HOOF, J. Daylight and health: A review of the evidence and consequences for the built environment. Lighting Research & Technology, v. 47, n. 1, p. 6-27, 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/1477153513509258.
ATA, S.; DENIZ, A.; AKMAN, B. The physical environment factors in preschools in terms of environmental psychology: a review. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 46, p. 2034-2039, 2012. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.05.424.
BATTISTI, I. D. E.; SMOLSKI , M. da S. Software R: Análise estatística de dados utilizando um programa livre. 1st edition. Editora Faith, 2019. 174 p.
BERNARDI, N. Avaliação da interferência comportamental do usuário para a melhoria do conforto em ambientes escolares: Estudo de caso em Campinas, SP. 2001. 127 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia Civil, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2001.207048.
BRANDÃO, R. S.; ALUCCI, M. P. Solar access in tropical cities: towards multicriteria solar envelope. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON PASSIVE AND LOW ENERGY ARCHITECTURE, 22., 2005, Beirut. Proceedings […]. Beirut: Notre Dame University-Lebanon, 2005. v.2, p. 631-635.
COSTA, T. G. dos S. A influência da iluminação natural no ambiente escolar: O impacto do ofuscamento em crianças nas salas de aula de escolas municipais de João Pessoa. 2022. 185 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32014. Acesso em: 22 out. 2024.
CUNHA, A. de V. L.; CLARO, A. Avaliação do programa apolux segundo os protocolos 5.8, 5.9 e 5.11 do relatório técnico CIE. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 9., 2012, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: ENTAC, 2012. 9 p. Disponível em: https://foton.arq.ufsc.br/ARTIGOS.htm. Acesso em 22 out. 2024.
FARAWAY, J. J. Extending the linear model with R: generalized linear, mixed effects and nonparametric regression models. 2 ed. New York: Chapman and Hall/CRC, 2016. 413 p. DOI: https://doi.org/10.1201/9781315382722.
FIGUEIRO, M. G.; NAGARE, R.; PRICE, L. L. A. Non-visual effects of light: How to use light to promote circadian entrainment and elicit alertness. Lighting Research & Technology, v. 50, n. 1, p. 38-62, 2018. DOI: 10.1177/1477153517721598.
GIULI, V. D.; POS, O.; CARLI, M. Indoor environmental quality and pupil perception in Italian primary schools. Building and Environment, Padova, v. 56, p. 335-345, out./2012. DOI: https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2012.03.024.
GOU, Z.; KHOSHBAKHT, M.; MAHDOUDI, B. The impact of outdoor views on students’ seat preference in learning environments. Buildings, v. 8, n. 8, p. 96, 2018. DOI: https://doi.org/10.3390/buildings8080096.
HOPKINSON, R. G.; PETHERBRIDGE, P.; LONGMORE, J. Iluminação Natural. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1966. 776 p.
KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de textos, 2011. 272 p.
KNOOP, M. et al. Daylight: What makes the difference? Lighting Research & Technology, v. 52, n. 3, p. 423-442, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/1477153519869758.
KULLER, R.; LINDSTEN, C. Health and behavior of children in classrooms with and without windows. Journal of Environmental Psychology, Lund, v. 12, n. 4, p. 305-317, dez./1992. DOI: https://doi.org/10.1016/S0272-4944(05)80079-9.
MARDALJEVIC, J.; NABIL, A. Useful Daylight Illuminance: A New Paradigm to Access Daylight in Buildings. Lighting Research & Technology, v.37, n. 1, 2005. DOI: 10.1191/1365782805li128oa.
OLIVEIRA, G. C. de. Estudo do Potencial de Aproveitamento da Iluminação Natural em Escolas Municipais de João Pessoa – PB. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/311. Acesso em: 22 out. 2024.
QUIRINO, L. M. de M. Análise do conforto lumínico em escolas municipais de Ensino Fundamental em João Pessoa/PB. 2018. 127 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13470. Acesso em: 22 out. 2024.
SOUZA, E. P. N. de. Qualidade e Percepção do Ambiente Construído: Influência nas características psicofisiológicas dos usuários. 2015. 272 f. Tese (Doutorado em Arquitetura) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2015.951705.
USUELLI, M. R. Machine Learning Essentials. Birmingham: Packt Publishing Ltd, 2014. 218 p.
VALVERDE, J. V. de. A influência do conforto luminoso na satisfação dos profissionais que atuam no ginásio do Centro de Reabilitação Infantil, Natal - RN. 2014. 206f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19534. Acesso em: 22 out. 2024.
VÁSQUEZ, N. G. Ensaio de caracterização dos campos visuais de crianças em salas de aula: identificação dos componentes arquitetônicos de maior influência. 2011. 209 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95692. Acesso em: 22 out. 2024.
VÁSQUEZ, N. G. et al. Investigating a method to dynamic assessment of glare using the HDR technique. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON PASSIVE AND LOW ENERGY ARCHITECTURE, 32., 2016, Los Angeles. Proceedings […]. Los Angeles: California State Polytechnic University Pomona, 2016. v. 1, p. 10-16
VÁSQUEZ, N. G.; PEREIRA, F. O. R.; KUHNEN, A. Preferências visuais das crianças em salas de aula de educação infantil: uma aproximação experimental. Ambiente construído, v. 18, n. 3, p. 11-28, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/78209. Acesso em: 22 out. 2024.
ZANDE, B. van der et al. Lighting affects students' concentration positively: Findings from three Dutch studies. Lighting Research and Technology, Eindhoven, v. 45, n. 2, p. 159-175, abr./2013. DOI: https://doi.org/10.1177/1477153512446099.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 PARC: Pesquisa em Arquitetura e Construção