Resumo
A ventilação natural é uma estratégia projetual eficiente para o alcance do conforto térmico por meios passivos, em climas quente e úmido, além de possibilitar uma melhora na qualidade do ar interno, principalmente em ambientes com alta densidade ocupacional, tais como as salas de aula. O projeto dos Centros de Integração de Apoio à Criança e ao Adolescente – CIAC, criado em 1990, foi desenvolvido por João Filgueiras Lima, Lelé. No entanto, muitas unidades foram implantadas com alterações no que foi proposto originalmente por Lelé, descaracterizando a concepção inicial do projeto. Um desses exemplos é o Colégio de Aplicação Pedagógica localizado na Universidade Estadual de Maringá (CAP/UEM). Diante disso, o objetivo deste artigo é analisar a ventilação natural nas salas de aula no CAP/UEM, propondo alterações projetuais nos sheds, em relação ao projeto original. O método foi dividido em cinco etapas: caracterização do objeto de estudo; construção dos modelos físicos reduzidos; experimentos na mesa d´água; simulações computacionais e forma de análise dos resultados. Os resultados mostram que os sheds são eficazes para a ventilação e juntamente com as aberturas pivotantes, proporcionam uma ventilação cruzada adequada para as salas de aula. No entanto, a ventilação natural nas salas localizadas na região a sotavento tem um desempenho reduzido, apresentando uma pequena melhora através da alteração da dimensão dos sheds, tornando os dispositivos captadores mais altos do que os extratores. Além disso, a retirada do muro próximo à edificação ou a substituição por uma opção permeável possibilitaria uma ventilação adequada ao térreo da edificação.
Referências
ADDINGTON-HALL, J.; KALRA, L. Who Should Measure Quality of Life? British Medical Journal, v. 322, n. 7299, p. 1417-1420, June 2001. DOI: https://doi.org/10.1136/bmj.322.7299.1417.
AFLAKI, A.; MAHYUDDIN, N.; MAHMOUD, Z. A.-C.; BAHARUM, M. R. A review on natural ventilation applications through building façade components and ventilation openings in tropical climates. Energy and Buildings, v.101, p. 153-162, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.enbuild.2015.04.033.
ALLEN, J.; SPENGLER, J.; JONES, E.; CEDENO-LAURENT, J. 5-step guide to checking ventilation rates in classrooms. Boston: Harvard Healthy Buildings Program, 2020.Disponível em: https://healthybuildings.hsph.harvard.edu/wp-content/uploads/2024/09/Harvard-Healthy-Buildings-program.How-to-assess-classroom-ventilation.11-17-2020.pdf. Acesso em: 20 nov. 2024.
ALLOCA, C.; CHEN, Q.; GLICKSMAN, L. R. Design analysis of single-sided natural ventilation. Energy and Buildings, v. 35; n. 8, p. 785–795, 2003. DOI: https://doi.org/10.1016/S0378-7788(02)00239-6.
ARENHARDT, N. L.; WANDER, P. R. Um panorama sobre os estudos relacionados ao conforto térmico em salas de aula. Revista Produção Online, v. 18, n. 3, p. 901–919, 2018. DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v18i3.2989.
ASHRAE. AMERICAN SOCIETY OF HEATING, REFRIGERATING AND AIR CONDITIONING ENGINEERS. Standard 55: Thermal Environmental Conditions for Human Occupancy. Atlanta: ANSI/ASHRAE, 2004.
BARRETT, P.; DAVIES, F.; ZHANG, Y.; BARRETT, L. The impact of classroom design on pupil’s learning: Final results of a holistic, multi-level analysis. Building and Environment, v. 89, p. 118-133, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2015.02.013.
BAYOUMI, M. Improving Indoor Air Quality in Classrooms via Wind-Induced Natural Ventilation. Modelling and Simulation in Engineering, n. 1, p. 1-14, June 2021. DOI: https://doi.org/10.1155/2021/6668031.
BITTENCOURT, L. S.; CÂNDIDO, C. Introdução à ventilação natural. 2. ed. Maceió: EDUFAL, 2006. 163 p.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. ProjetEEE: Dados Climáticos. [s. l.]: UFSC; LabEEE, 2025. Disponível em: http://www.mme.gov.br/projeteee/dados-climaticos/. Acesso em: 23 jan. 2025.
BUONANNO, G.; MORAWSKA, L.; STABILE, L. Quantitative assessment of the risk of airborne transmission of SARS-CoV-2 infection: Prospective and retrospective applications. Environment International, v. 145, Dec. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.envint.2020.106112.
CALAUTIT, J. K.; HUGHES, B. R.; CHAUDHRY, H. N. GHANI, S. A. CFD analysis of a heat transfer device integrated wind tower system for hot and dry climate. Applied Energy, v. 112, p. 576-591, Dec. 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.apenergy.2013.01.021.
CUSTÓDIO, M. I. P. O potencial da Mesa d’água como ferramenta qualitativa para avaliação da ventilação natural em edificações. 2022. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2022.
EKERMAN, S. K. Um quebra-cabeça chamado Lelé. Arquitextos, v. 6, n. 64.03, set. 2005. Disponível em: https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/06.064/423. Acesso em: 20 nov. 2024.
FERREIRA, C. A. Eficácia das técnicas de climatização natural em um prédio de salas de aula: estudo de caso campus UFSM-CS. Santa Maria, 2019. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17037. Acesso em: 10 dez. 2024.
FRANCESCHINI, P. B.; LIGUORI, I. N.; NEVES, L. O. Avaliação da qualidade do ar interior durante a pandemia de COVID-19 em salas de aula naturalmente ventiladas. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16.; ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2021, Palmas. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 658-667. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4449. Acesso em: 14 out. 2024.
FRANKE, J. Recommendations on the use of CFD in predicting pedestrian wind environment. In: INTERNATIONAL SYNPOSIUM ON COMPUTATIONAL WIND ENGINEERING, 4., 2006, Yokohama. Proceedings […]. Yokohama: CWE, 2006. Disponível em: https://www.iawe.org/Proceedings/CWE2006/TA4-01.pdf. Acesso em: 10 nov. 2024.
FUENTES FREIXANET, V. A.; VIQUEIRA, M. R. Clima y arquitectura. Ciudad de México: UAM, 2004.
GIVONI, B. Man, climate and architecture. 2nd. ed. London: Applied Science Publishers, 1976. 483 p.
GOULART, M. F. Conforto térmico no Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá: proposta para melhoria do desempenho térmico da cobertura de um antigo CAIC. 2014. 144 p. Dissertação (mestrado) – Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/D.102.2014.tde-25022015-145752.
HARGREAVES, D. M.; MORVAN, H. P.; WRIGHT N. G. Validation of the Volume of Fluid Method for Free Surface Calculation: The Broad-Crested Weir. Engineering Applications of Computational Fluid Mechanics, v. 1, n. 2, p. 136-146, Nov. 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/19942060.2007.11015188.
HARRIES, A. Notas de aula. In: WORKSHOP: CFX – FAU/USP. São Paulo, 2005.
JONES, N. R.; QURESCHI, Z. U.; TEMPLE, R. J.; LARWOOD, J. P. J.; GREENHALGH, T.; BOUROUIBA, L. Two metres or one: what is the evidence for physical distancing in COVID-19? British Medical Journal, 370:m3223, p. 1-6, Ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1136/bmj.m3223.
KOWALTOWSKI, Doris C. C. K. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. 272 p.
LAMBERTS, R.; DUTRA, L.; PEREIRA, F. O. R. Eficiência energética na arquitetura. 3. ed. Rio de Janeiro: PROCEL; Eletrobrás, 2014. 382 p. Disponível em: https://labeee.ufsc.br/sites/default/files/apostilas/eficiencia_energetica_na_arquitetura.pdf. Acesso em: 10 nov. 2024.
LATORRACA, G. (org.). João Filgueiras Lima, Lelé. Lisboa: Blau; São Paulo: Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, 1999.
LUKIANTCHUKI, M. A. A evolução das estratégias de conforto térmico e ventilação natural de João Filgueiras Lima, Lelé: hospitais Sarah de Salvador e do Rio de Janeiro. 2010. 324 p. Dissertação (Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia) – Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2010. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18141/tde-25042011-100330/publico/Marieli.pdf. Acesso em: 10 out. 2023.
MUNDHE, P.; DAMLE, R. M.; VAIDYA P.; APTE, M. G. Quantification of Airflow Patterns in a Naturally Ventilated Building Simulated in A Water Table Apparatus. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON PASSIVE AND LOW ENERGY ARCHITECTURE, 34., 2018, Hong Kong. Proceedings […]. Hong Kong: The Chinese University of Hong Kong, 2018. v. 1, p. 19-24. Disponível em: http://web5.arch.cuhk.edu.hk/server1/staff1/edward/w,%202018ww/plea2018/download/Proceedings/Conference%20proceedings_vol1_long%20paper_Final.pdf. Acesso em: 15 nov. 2024.
OLIVEIRA, W. C.; CUNHA, E. G.; LEITZKE, R. K. Eficiência energética em prédios de salas de aula naturalmente ventilados. PARC: Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, v. 11, p. e020015, ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.20396/parc.v11i0.8655373.
PESIC, N.; ROSET CALZADA, J.; MUROS ALCOJOR, A. Assessment of advanced natural ventilation space cooling potential across Southern European coastal region. Sustainability, v. 10, n. 9, Aug. 2018. DOI: https://doi.org/10.3390/su10093029.
RODRIGUES, A. M.; SANTOS, M.; GOMES, M. G.; DUARTE, R. Impact of natural ventilation on the thermal and energy performance of buildings in a Mediterranean climate. Buildings, v. 9, n. 5, p. 123, May 2019. DOI: https://doi.org/10.3390/buildings9050123.
ROYAN G, M. E.; VAIDYA P.; MUNDHE P. Teaching Natural ventilation using Water Tacle Apparatus: A classroom teaching, simulation and design tool. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON PASSIVE AND LOW ENERGY ARCHITECTURE, 34., 2018, Hong Kong. Proceedings […]. Hong Kong: The Chinese University of Hong Kong, 2018. v. 1, p. 898-903. Disponível em: http://web5.arch.cuhk.edu.hk/server1/staff1/edward/www/plea2018/download/Proceedings/Conference%20proceedings_vol2_long%20paper_Final.pdf. Acesso em: 10 out. 2023.
SCHERER, P.; GRIGOLETTI, G. C. Avaliação de estratégias de ventilação natural para salas de aula em clima subtropical úmido. Ambiente Construído, v. 23, n. 1, p. 23-57, jan.-mar., 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-86212023000100648.
SCHULZE, T.; GÜRLICH, D.; EICKER, U. Performance assessment of controlled natural ventilation for air quality control and passive cooling in existing and new office type buildings. Energy Buildings, v. 172, p. 265–278, Aug. 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.enbuild.2018.03.023.
TOLEDO, A. M.; PEREIRA, F. O. R. O potencial da Mesa d’água para a visualização analógica da ventilação natural em edifícios. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 7., 2003, Curitiba. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2003. p. 1383-1390.
WHO. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Considerations for school-related public health meansures in the context of COVID-19. New York: UNESCO; UNICEF, 2020. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/considerations-for-school-related-public-health-measures-in-the-context-of-covid-19. Acesso em: 29. abr. 2021.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 PARC: Pesquisa em Arquitetura e Construção