Banner Portal
Diretrizes urbanísticas e construtivas para cidades de clima semi-árido
PDF

Palavras-chave

Clima urbano. Análise bioclimática. Semi-árido. Cidades de pequeno porte.

Como Citar

LIMA, Mariana Brito de; RIBEIRO, Edson Leite. Diretrizes urbanísticas e construtivas para cidades de clima semi-árido. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 1, n. 4, p. 20–41, 2009. DOI: 10.20396/parc.v1i4.8634499. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634499. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O estudo sobre o clima urbano de uma região é essencial para a compreensão dos problemas ambientais resultantes da sua urbanização. O objeto de estudo desta pesquisa se inscreve no contexto de interação entre fenômenos da urbanização e o clima das cidades, especificamente a cidade de Monteiro, localizada em uma região de clima semi-árido, no Estado da Paraíba. Portanto, a questão que se coloca como problema é a de como elaborar o planejamento urbano e arquitetônico em cidades de clima semi-árido, que atendam as necessidades do conforto ambiental para o ser humano. Após analisar as configurações do clima urbano estudado e correlacionar os problemas que podem ter influenciado o clima em cada ponto de estudo, são indicadas algumas diretrizes urbanísticas e construtivas, de forma a auxiliar na melhoria do conforto ambiental na cidade de Monteiro/PB.

https://doi.org/10.20396/parc.v1i4.8634499
PDF

A PARC Pesquida em Arquitetura e Construção utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.