Banner Portal
Análise do comportamento térmico de diferentes arranjos urbanos na cidade de Maceió (AL) em escala de abordagem microclimática
PDF

Palavras-chave

Clima urbano. Vegetação urbana. Comportamento térmico urbano.

Como Citar

BARBOSA, Ricardo Victor Rodrigues; VECCHIA, Francisco. Análise do comportamento térmico de diferentes arranjos urbanos na cidade de Maceió (AL) em escala de abordagem microclimática. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 1, n. 4, p. 61–74, 2009. DOI: 10.20396/parc.v1i4.8634501. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634501. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A investigação analisou o comportamento térmico de diferentes arranjos urbanos na cidade de Maceió (AL), em escala de abordagem microclimática, tomando o canyon urbano como unidade amostral. O estudo foi realizado de forma experimental em nove unidades amostrais urbanas definidas ao longo de um transeto delineado na planície litorânea. A análise foi feita no período de inverno, no qual foram tomados três dias representativos do fato climático, identificados por meio da abordagem dinâmica do comportamento climático da região em estudo. Os resultados mostraram que especialmente a vegetação arbórea presente no canyon urbano condiciona a criação de ambientes termicamente favoráveis à saúde, habitabilidade e uso dos espaços urbanos – variáveis da qualidade ambiental –, expressos por meio dos resultados de temperatura e umidade do ar obtidos na investigação experimental.

https://doi.org/10.20396/parc.v1i4.8634501
PDF

A PARC Pesquida em Arquitetura e Construção utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.