Banner Portal
O processo de ocupação urbana da Barra da Tijuca (RJ): problemas ambientais, conflitos sócio-ambientais, impactos ambientais urbanos
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Ocupação Urbana. Conflitos Sócio-Ambientais. Problemas Ambientais. Impactos Ambientais. Barra da Tijuca.

How to Cite

SILVA, Gabriela. O processo de ocupação urbana da Barra da Tijuca (RJ): problemas ambientais, conflitos sócio-ambientais, impactos ambientais urbanos. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 65–93, 2006. DOI: 10.20396/parc.v1i1.8634529. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634529. Acesso em: 1 jul. 2024.

Abstract

O estudo do histórico de ocupação urbana da Região da Barra da Tijuca, no Município do Rio de Janeiro, desde os anos 70, revela que a região se destaca como espaço urbano ícone para grandes investimentos do capital público, e sobretudo, privado, assim, alcançando importante desenvolvimento socioeconômico. Similarmente ao processo de urbanização de inúmeras localidades de cidades brasileiras, na Barra da Tijuca, nota-se que as diretrizes da expansão urbana baseiam-se, especialmente, nos interesses dos grandes incorporadores imobiliários, apesar da ausência de sistema de saneamento ambiental regional para coletar e tratar os efluentes domésticos, portanto, contribuindo para o surgimento de problemas ambientais e conflitos sócio-ambientais que aparecem com os impactos ambientais, nesse caso os impactos ambientais urbanos. Considerada como o principal obstáculo ao desenvolvimento sustentável da Barra da Tijuca, a falta de saneamento ambiental resulta em: (i) problemas ambientais de poluição hídrica do Complexo Lagunar da Baixada de Jacarepaguá, especialmente das Lagoas da Tijuca e de Camorim; (ii), conflitos sócio-ambientais por implantação de infraestrutura de saneamento ambiental; (iii) impactos ambientais urbanos que aparecem da dinâmica de produção da malha urbana conforme os interesses dos grandes incorporadores imobiliários da região. Portanto, na Região da Barra da Tijuca, é vital analisar os conflitos sócioambientais; identificar os problemas ambientais e os impactos ambientais urbanos, especificamente no entorno das Lagoas da Tijuca e de Camorim, a partir do seu histórico de urbanização, desde a década de 70.

https://doi.org/10.20396/parc.v1i1.8634529
PDF (Português (Brasil))

I accept that PARC Research in Architecture and Building Construction journal perform, on the original file approved for publication, revisions and modifications in orthoghaphic, grammar and standard issues.

I give to PARC Research in Architecture and Building Construction journal the rights of first publication of the revised version of my paper, licensed under the 'Creative Commons Attribution' license (which allows sharing the work with the recognition of first authorship and publication in this journal).

Downloads

Download data is not yet available.