Abstract
O conjunto de conceitos desenvolvidos na Itália por Cesare Brandi a partir do segundo pós-guerra e consolidado na sua Teoria del Restauro de 1963 se baseia na crença de que o conhecimento especializado dos historiadores e críticos de arte lhes permite separar os bens culturais que devem ser preservados para as gerações futuras – as obras de arte – dos demais artefatos humanos. A teoria brandiana se constitui ainda hoje na teoria da restauração mais difundida e aceita nos meios especializados, no Brasil; trata-se, porém, de uma teoria que, além de pretender aplicar conceitos desenvolvidos para objetos pontuais em estruturas muito mais complexas, como sítios urbanos de valor cultural, habitados por milhares de pessoas e abrigando atividades econômicas diversas, desconsidera, em boa medida, as transformações culturais ocorridas a partir dos anos 1960. Este artigo se baseia na análise de dois confrontos: por um lado, entre a teoria brandiana e outros discursos surgidos posteriormente; por outro, uma análise dos embates observados atualmente no Brasil entre as práticas de preservação dos órgãos públicos de patrimônio e as relações estabelecidas entre os usuários diretos dos bens culturais e estes bens. A partir destes dois níveis de conflito – entre discursos teóricos e entre práticas de preservação –, serão problematizadas algumas questões, visando provocar um debate sobre os possíveis caminhos da restauração na contemporaneidade.I accept that PARC Research in Architecture and Building Construction journal perform, on the original file approved for publication, revisions and modifications in orthoghaphic, grammar and standard issues.
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