Banner Portal
Para um método de análise espaço-uso: uma abordagem sintáctica
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Análise espaço-uso. Visão computacional. Padrões de movimento e navegação. Padrões de ocupação e co-presença. Índices de ocupação e movimento. Sintaxe Espacial.

How to Cite

TOMÉ, Ana; HEITOR, Teresa. Para um método de análise espaço-uso: uma abordagem sintáctica. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 2, n. 7, p. 144–173, 2011. DOI: 10.20396/parc.v2i7.8634587. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634587. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

Os artefactos arquitectónicos não são apenas objectos físicos, mas objectos sociais que estruturam relações de co-presença e de encontro pelo modo como suportam a distribuição dos fluxos de movimento e, consequentemente, organizam os usos que neles se realizam. Partindo de tal pressuposto e considerando a necessidade de aprofundar a compreensão das relações espaço-uso, neste trabalho desenvolveram-se procedimentos analíticos orientados para o estudo das condições de uso dos artefactos arquitectónicos e, subsequentemente, para um melhor entendimento dos nexos estabelecidos com a condição espacial. Pretendeu-se deste modo contribuir para o desenvolvimento de técnicas baseadas numa visão computacional da mobilidade e interacção dos utilizadores produzindo registos documentais não arbitrários dos seus padrões de movimento/navegação e de ocupação/co-presença e fundamentando a sua análise em termos quantitativos. A tecnologia vídeo permitiu o registo simultâneo do movimento e do espaço que o conforma. A visão computacional da mobilidade em espaços informais de aprendizagem (átrios) permitiu obter e tratar dados em quantidade, condição necessária à fundamentação da relação espaço-uso. O método seguido considerou a instalação de um sistema de aquisição de imagens analisáveis por um algoritmo de detecção e seguimento automático de utilizadores para efeitos de processamento da informação. Os padrões de movimento/navegação e de ocupação/co-presença obtidos foram correlacionados com as propriedades configuracionais obtidas pela aplicação do modelo descritivo da Sintaxe Espacial (Hillier e Hanson, 1984). Foi possível analisar nexos entre a configuração do espaço e os padrões de movimento/navenavegação e de ocupação/co-presença, questão fulcral para o processo conceptual em Arquitectura.
https://doi.org/10.20396/parc.v2i7.8634587
PDF (Português (Brasil))

I accept that PARC Research in Architecture and Building Construction journal perform, on the original file approved for publication, revisions and modifications in orthoghaphic, grammar and standard issues.

I give to PARC Research in Architecture and Building Construction journal the rights of first publication of the revised version of my paper, licensed under the 'Creative Commons Attribution' license (which allows sharing the work with the recognition of first authorship and publication in this journal).

Downloads

Download data is not yet available.