Banner Portal
Programando a arquitetura da aprendizagem
PDF

Palavras-chave

Ambientes de aprendizagem. Teorias pedagógicas. Arquitetura escolar. Programa arquitetônico.

Como Citar

ALVARES, Sandra Leonora; KOWALTOWSKI, Doris Catharine Cornelie Knatz. Programando a arquitetura da aprendizagem. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 72–84, 2015. DOI: 10.20396/parc.v6i2.8634983. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634983. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre a relação entre elementos da arquitetura escolar e abordagens pedagógicas. O objetivo desse estudo foi identificar e organizar informações da literatura sobre a configuração espacial de ambientes de aprendizagem de diferentes concepções pedagógicas, entre elas: Tradicional, Behaviorista, Construtivista e Sócioconstrutivista. As abordagens pedagógicas são analisadas sob o ponto de vista do aluno, professor, atividade pedagógica e ambiente de aprendizagem. Esta análise resultou em um quadro síntese com informações que suportam o processo de projeto em coerência com a abordagem educacional e suas necessidades. O levantamento da literatura revelou valiosas informações sobre teorias pedagógicas. Contudo, esses dados são raramente aplicáveis diretamente no processo de projeto e, por esta razão, a concepção do edifício escolar precisa de contribuições adicionais. As diferentes formas de ensinar e aprender necessitam de análises aprofundadas e durante a fase de programação de um processo de projeto produtivo as relações entre ambiente e atividades deveriam ser analisadas, discutidas e refletidas. Neste artigo, vários tipos de processos de aprendizagem foram analisados e seus layouts configurados para suportar e melhorar o processo de projeto do edifício escolar.

https://doi.org/10.20396/parc.v6i2.8634983
PDF

Referências

AKINSANMI, B.. The Optimal Learning Environment: Learning Theories. Articles, 2008. Disponível em: http://www.designshare.com/. Acesso em: 10 mar. 2013.

AZEVEDO, G. A. N.. Arquitetura escolar e Educação: um modelo conceitual de abordagem interacionista. 2002. 208f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – COPPE. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

AZEVEDO, G. A. N.. Sobre o papel da arquitetura escolar no cotidiano da educação: análise das interações pessoa-ambiente para a transformação qualitativa do lugar pedagógico. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 14., Juiz de Fora, 2012, Anais ... Juiz de Fora: ANTAC, 2012. p. 3494 – 3504. Disponível em: http://www.infohab.org.br/entac2014/2012/docs/1468.pdf. Acesso em: 20 jun. 2014.

ALVES, J. M. As formulações de Vygotsky sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal. AMAZONIA - Revista de Educação de Educação em Ciências e Matemática, Belém, v. 1, n. 2, jan./jun.2005. Disponível em: http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1466/1869. Acesso em: 20 jun. 2013.

BARRETT, P.; ZHANG, Y.; MOFFAT, J.; KOBBACY, K.. A holistic, multi-level analysis identifying the impact of classroom design on pupils’ learning. Building and Environment. v. 59, p.678–689, 2013. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360132312002582. Acesso em: 12 nov. 2014. http://dx.doi.org/10.1016/j.buildenv.2012.09.016

BECKER, F. O que é construtivismo? In: Construtivismo em revista. São Paulo: FDE, 1994, n.20, p. 87-93. (Série Ideias). Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=011. Acesso em: 24 jan. 2013.

BRANSFORD, J.D.; BROWN, A.L.; COCKING, R. R.. How people learn: Brain, mind, experience and school. Washington: National Academy Press, 2000.

BUFFA, E.; PINTO, G.. A. Arquitetura e educação: organização do espaço e propostas pedagógicas dos grupos escolares paulistas, 1893/1971. São Carlos: EdUFSCAR/INEP, 2002.

CABE - COMMISSION FOR ARCHITECTURE AND THE BUILT ENVIRONMENT. Being involved in school design: A guide for school communities, local authorities, funders and design and construction teams. London, 2004. Disponível em: http://webarchive.nationalarchives.gov.uk/20110118095356/http:/www.cabe.org.uk/files/being-involved-in-school-design.pdf Acesso em: 12 fev. 2013.

CAMBI, F. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1999.

CLEVELAND, B. W.. Engaging spaces: Innovative learning environments, pedagogies and student engagement in the middle years of school. 2011. 300f. Tese (Doctoral of Philosophy) – Faculty of Architecture, Building and Planning, University of Melbourne, Melbourne.

DELIBERADOR, M.. O processo de projeto da arquitetura escolar no Estado de São Paulo: caracterização e oportunidades. 2010. 254f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

DUDEK, M. Architecture of School: The new learning environments. Great Britain: Architectural Press, 2000.

EDWARDS, C., LELLA G., FORMAN, G.. As cem Linguagens da Criança: A Abordagem de Reggio Emilia na Educação da primeira Infância. Porto alegre: Artes Médicas Sul Ltda, 1999.

ELALI, G. A.. A área das relações pessoa-ambiente e algumas de suas contribuições para a APO. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., Fortaleza, 2008. Anais ... Fortaleza: ANTAC, 2008. V. 01. p. 01-12.

ESCOLANO, A.. Arquitetura como programa. Espaço-escola e currículo. In: Currículo, espaço e subjetividade. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p.26-60.

FISHER, K.. Linking pedagogy and space. Melbourne: Department of Education and Training, 2005. Disponível em: www. eduweb. vic. gov. au/edulibrary/public/assetman/bf/Linking_Pedagogy_and_Space.pdf. Acesso em: 30 out. 2013.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. 8 ed. São Paulo: Editora Ática, 1999.

HORAYANGKURA, V. Incorporating Environment-Behavior Knowledge into the Design Process: An Elusive Challenge for Architects in the 21st Century. Social and Behavioral Sciences, v. 50, p. 30–41, 2012. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042812031515. Acesso em: 20 ag. 2013. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.08.013

KOWALTOWSKI, D.C.C.K. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

LAWSON, B. How Designers Think: The Design Process Demystified. 4 ed. Oxford: Elsevier, 2005.

LEITE, C. A. R.; LEITE, E. C. R.; PRANDI, L. R.. A aprendizagem na concepção histórico cultural. Akrópolis, Umuarana. v. 17, n. 4, p. 203–201, out./dez. 2009. Disponível em: http://revistas.unipar.br/akropolis/article/viewFile/2900/2135. Acesso em: 5 mar. 2014.

LIPPMAN, P.C. Advancing Concepts about Activity Settings within Learning Environments. CAE (Committee on Architect for Education) Net Newsletter, Fall 2003. Disponível em: http://www.aia.org/aiaucmp/groups/aia/documents/pdf/aiab091122.pdf. Acesso em: 4 abr. 2014.

LIPPMAN, P.C. Evidence-based Design of Elementary and Secondary Schools. New Jersey: John Wiley & Sons, 2010.

MACADAR, R. O Espaço Físico do Construtivismo. In: Paixão de aprender. Petrópolis: Vozes, 1992. p.197–206.

MACHADO, E. S.; SILVA, H.; FLEMMING, L.; CAVALCANTI, B. P.; AZEVEDO, G. A. N.; RHEINGANTZ, P. F. Uma Reflexão Sobre Métodos Utilizados em APO: Estudo de caso da creche Edson Luiz - RJ. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. 12, 2008, Fortaleza. Anais ... Fortaleza, ANTAC, 2008. Disponível em: http://www.infohab.org.br/entac2014/2008.php. Acesso em: 01 maio 2014.

MARTIN, S.H. The classroom environment and its effects on the practice of teachers. Journal of Environmental Psychology, v. 22, n. 1-2, p. 139–156, mar. 2002. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0272494401902397. Acesso em: 20 mar. 2012. http://dx.doi.org/10.1006/jevp.2001.0239

MIZUKAMI, M. da G.N. Ensino: As Abordagens do Processo. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária LTDA., 1986.

MOREIRA, Daniel de C.. Caracterização de um aplicativo computacional para o desenvolvimento do programa arquitetônico no ensino de projeto. Gestão & Tecnologia de Projetos, Brasil, v. 6, n. 2, p. 14-29, fev. 2012. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/51008. Acesso em: 17 set. 2014. http://dx.doi.org/10.4237/gtp.v6i2.210.

MORALES, A. de P.; DELAI, J. M.; OLIVEIRA, W. G. de. A Construção das concepções de homem nas teorias pedagógicas de Dermeval Saviani. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PESQUISA E GESTÃO. 5. 2013. Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa. CIEPG 2013. p. 1-12. Disponível em: http://www.isapg.com.br/2013/ciepg/selecionados.php. Acesso em: 20/06/2014.

NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: Design Patterns for 21st Century Schools. 2 ed. EUA: National Clearinghouse for Educacional Facilities, 2009.

NASCIMENTO, M. F. P. do. Arquitetura para a Educação: a contribuição do espaço para a formação do estudante. 2012. 154f. Dissertação (Mestrado em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo.

OECD - ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. Designing for education: compendium of Exemplary Educational Facilities. Paris: OECD Publishing, 2011. http://dx.doi.org/10.1787/9789264112308-en

OLIVEIRA, M.K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio histórico. São Paulo: Scipione, 1997.

ORNSTEIN, Sheila Waber; ONO, Rosaria. Post-Occupancy Evaluation and Design Quality in Brazil: Concepts, Approaches and an Example of Application. Gestão & Tecnologia de Projetos, Brasil, v. 5, n. 1, p. 138-138, mai. 2010. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/50981. Acesso em: 18 set. 2014. http://dx.doi.org/10.4237/gtp.v5i1.159.

OSTERMANN, F.; CAVALCANTI, C. J. de H. Teorias de Aprendizagem. Porto Alegre: UFRGS, 2010. Disponível em: http://www.ufrgs.br/uab/informacoes/publicacoes/materiais-de-fisica-para-educacao-basica/teorias_de_aprendizagem_fisica.pdf. Acesso em: 10 de fev. 2014.

PEÑA, W.M.; PARSHALL, S.A. Problem Seeking: an architectural programming primer. 4 ed. New York: John Wiley & Sons, 2001.

PERES, C. M.; VIEIRA, M. N.C M.; ALTAFIM, E.R.P.; MELLO, M.B. de; SUEN, K. S. Abordagens pedagógicas e sua relação com as teorias de aprendizagem. Revista da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e do Hospital das Clínicas da FMRP, v.47, n. 3, p. 249–255, 2014. Disponível em: http://revista.fmrp.usp.br/artigos_2014.htm. Acesso em: 25 jun. 2015.

PROTETTI, F.H. Afinal, existe algum aspecto positivo no modelo da Escola Tradicional? Revista Espaço Acadêmico. v. 9, n. 106, p.75–83, mar. 2010. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/8885. Acesso em: 10 mar. 2014.

SANOFF, H. School Building Assessment Methods. Washington: National Cleanringhouse for Educacional Facilities, 2001.

SANTOS, R.V. dos.. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, n. 40, p. 19–31, Jan/ Fev./Mar. 2005.

SAVIANI, D. As Teorias da Educação e o Problema da Marginalidade na América Latina. Cadernos Pesquisa. São Paulo, v. 42, p. 8–18, 1982.

SAVIANI, D. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. Campinas, 2005. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos_frames/artigo_036.html. Acesso em: 30 jun. 2013.

SCOTT-WEBBER, L. In Sync: Environmental Behavior Research and the Design of Design of Learning Spaces. Michigan: Society for College and University Planning, 2004.

SILVA, E. L. DA.; GIORDANI, E. M.; MENOTTI, C. R. As tendências pedagógicas e a utilização dos materiais didáticos no processo de ensino e aprendizagem. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS. 8, 2009, Campinas. Anais... Campinas. Histedbr. 2009. p 1-22. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario8/trabalhos.html. Acesso em: 16 Ago. 2014.

SILVEIRA, T. A.; LEÃO, M. B. C. O uso de vídeos pelos professores de ciências: concepções didáticas. Revista Educação & Tecnologia, n. 12, 2013. Disponível em: http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/revedutec-ct/article/view/1549. Acesso em: 02 mar. 2014.

SOUZA, F. dos S. Premissas Projetuais para Ambientes da Educação Infantil: Recomendações com base na observação de três UMEIs de Belo Horizonte, MG. 2009. 356f. Tese (Doutorado em Arquitetura) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de janeiro.

SLIWKA, A. The contribution of alternative education. In: Innovating to Learn, Learning to Innovate. Paris: OECD Publishing, 2008. p. 93–112. Disponível em: http://www.oecd.org/edu/ceri/40805108.pdf. Acesso em: 6 set. 2013.

TAYLOR, A.P. Linking architecture and education: sustainable design for learning environments. Albuquerque: University of New Mexico Press, 2009.

A PARC Pesquida em Arquitetura e Construção utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.