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Ensino-aprendizagem de projetos de estruturas para arquitetura com tecnologias educacionais
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Palavras-chave

Estruturas
Arquitetura
Ensino
Aprendizagem

Como Citar

MATTANA, Leticia; SOUZA, João Carlos. Ensino-aprendizagem de projetos de estruturas para arquitetura com tecnologias educacionais. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 13, n. 00, p. e022011, 2022. DOI: 10.20396/parc.v13i00.8666013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8666013. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Entender o comportamento das estruturas faz parte das atribuições legais dos arquitetos. Essa compreensão é fundamental para que os profissionais possam desempenhar suas funções com liberdade, criatividade e segurança, garantindo a estabilidade da forma concebida. Entretanto, existem vários problemas no ensino de estruturas em escolas de arquitetura e urbanismo, como as aulas meramente expositivas e programas de ensino distantes da prática profissional. Esse trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma Revisão de Literatura que identifica tecnologias educacionais adotadas no processo de ensino-aprendizagem de estruturas para estudantes de arquitetura. O trabalho foi conduzido a partir da metodologia SSF (SysthematicSearchFlow) e a pesquisa ocorreu em 11 bases de dados científicas. A organização bibliográfica dos documentos foi realizada no software Zotero. Após os procedimentos de buscas, foram selecionados 22 estudos correlatos que pautavam com os objetivos e temas estabelecidos nos critérios de seleção. Os resultados foram analisados e sistematizados por títulos, autores, data da publicação, nacionalidade das instituições, pesquisadores, locais de publicação, objetivos, métodos, palavras-chave, citações e contribuições ao ensino de estruturas para arquitetura. Os estudos selecionados apresentam diferentes recursos aplicados ao ensino de estruturas para arquitetura, adotados em variadas experiências brasileiras e internacionais. A maioria destes recursos está relacionada à implementação de novas tecnologias digitais em sala de aula, como uso de BIM, modelagem paramétrica, realidade virtual e a inserção de processos colaborativos para integração com o projeto de arquitetura. A contribuição deste trabalho consiste em apresentar recursos adotados no processo de ensino-aprendizagem de estruturas para estudantes de arquitetura.

https://doi.org/10.20396/parc.v13i00.8666013
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Referências

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