Banner Portal
Intervenção arqueológica em património edificado: dois casos de aplicação dos métodos da arqueologia da arquitectura em contexto urbano
PDF

Palavras-chave

Lagos. Lisboa. Edificado. Sondagens parietais.

Como Citar

SANTOS, Raquel; REBELO, Paulo; NETO, Nuno. Intervenção arqueológica em património edificado: dois casos de aplicação dos métodos da arqueologia da arquitectura em contexto urbano. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 15–31, 2013. DOI: 10.20396/parc.v4i1.8634555. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634555. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo pretende dar a conhecer dois exemplos de aplicação dos métodos da arqueologia da arquitectura em  contexto urbano, nomeadamente um conjunto edificado do centro histórico de Lagos e um prédio de habitação na cidade de Lisboa. Os exemplos dados foram alvo de intervenções arqueológicas com objectivos diferentes devido ao contexto de obra a que estavam sujeitos: o primeiro, condenado a demolição total para construção de um novo edifício; o segundo sofrendo uma obra de recuperação, afectando os elementos estruturais apenas ao nível dos revestimentos. Para além da interpretação dos dados obtidos para cada um dos edifícios, pretende-se apresentar as condicionantes que determinaram a metodologia a empregar em cada caso.
https://doi.org/10.20396/parc.v4i1.8634555
PDF

A PARC Pesquida em Arquitetura e Construção utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.