Banner Portal
Mock-up de habitação: relação entre concepção, desenvolvimento e execução no ensino de projeto
PDF

Palavras-chave

Ensino de Projeto de Arquitetura. Habitação experimental. Tectônica da madeira. Construção.

Como Citar

IMBRONITO, Maria Isabel; ALMEIDA, Eneida de. Mock-up de habitação: relação entre concepção, desenvolvimento e execução no ensino de projeto. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 6, n. 4, p. 291–303, 2015. DOI: 10.20396/parc.v6i4.8641675. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8641675. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo constitui o relato de uma experiência didática exercitada no presente momento, que permite estabelecer uma reflexão sobre o ensino de projeto e os fundamentos teóricos próprios do campo disciplinar da arquitetura. Trata-se de um exercício proposto na disciplina Introdução ao Projeto de Arquitetura e Urbanismo, aplicado a alunos do primeiro ano de projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu. O exercício é composto por diferentes etapas, que são descritas e têm os objetivos apresentados no decorrer do artigo. A última etapa, correspondente à construção dos mock-ups em escala 1:1, possibilita a execução de um elemento complexo e a experiência de ocupar e perceber o espaço construído. Ao visar uma construção real, tanto do ponto de vista da organização do espaço como do domínio técnico-construtivo, o exercício de projeto de arquitetura dá ênfase às implicações, para a aprendizagem do aluno, do enfrentamento de aspectos construtivos em sincronia com a própria concepção do espaço. O interesse é assinalar que a atividade de construção do mock-up oferece ao processo de projeto elementos materiais concretos para a manipulação simultânea de múltiplas prerrogativas do projeto, propiciando a experimentação e verificação in loco da complexidade do sistema estrutural em suas propriedades físicas, especialmente nas relações entre o dimensionamento (e modulação) das peças, a estabilidade do conjunto e a própria forma.  As considerações feitas procuram estabelecer parâmetros para o desenvolvimento futuro de uma pesquisa no ensino de Projeto de Arquitetura no que tange à relação entre a matéria e o espaço, bem como o aperfeiçoamento constante do sistema construtivo utilizado.

https://doi.org/10.20396/parc.v6i4.8641675
PDF

Referências

DEPLAZES, A. Construir la arquitectura. Del material em bruto al edifício. Um manual. Barcelona: Gustavo Gili, 2010.

FRAMPTON, K. Studies in tectonic culture. Cambridge, MIT Press, 1995.

GREGOTTI, V. Território da arquitetura. São Paulo: Editora Perspectiva, 2004.

GREGOTTI, V. Contro la fine dell’architettura. Torino: Einaudi, 2008.

PIÑON, H. Teoria do projeto. Tradução de Edson Mahfuz. Porto Alegre: Livraria do arquiteto, 2006.

VELA, P. A. Entre la matéria y el espacio. Papel, cartón, encofrado. SUMMA +, Buenos Aires, n.67, p.137-139, julho 2004.

A PARC Pesquida em Arquitetura e Construção utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.