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Desenvolvimento de modelos qualitativos para o ensino de estruturas
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Palavras-chave

Modelos Estruturais. Sistemas Estruturais. Ensino de Estruturas.

Como Citar

LOBOSCO, Tales; CÂMARA, Débora Carvalho. Desenvolvimento de modelos qualitativos para o ensino de estruturas. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 9, n. 3, p. 167–178, 2018. DOI: 10.20396/parc.v9i3.8650263. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8650263. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

A utilização de modelos qualitativos em escala reduzida se apresenta como uma importante ferramenta no ensino de estruturas por permitir a compreensão do comportamento mecânico, através da observação das deformações apresentadas pelo modelo de maneira intuitiva e clara. Neste sentido, este trabalho se desenvolve a partir da análise e discussão dos modelos qualitativos didáticos existentes e demonstra o desenvolvimento de um modelo qualitativo simples, e de baixo custo, que seja capaz de promover uma compreensão intuitiva do comportamento mecânico das estruturas e que possua boa flexibilidade de montagens para permitir a exploração de diversas possibilidades estruturais. A proposta é que este modelo possa servir como uma ferramenta de aprendizado e experimentação, permitindo a visualização do comportamento mecânico das estruturas, evidenciando as deformações, torções e flechas apresentadas, de maneira a permitir a correlação da experiência intuitiva dos fenômenos observados com as simulações numérico-computacionais tradicionalmente realizadas no processo de concepção estrutural. Por fim o artigo apresenta os resultados obtidos, nos quais o modelo desenvolvido se mostrou bastante promissor, permitindo um primeiro contato com o comportamento estrutural além de permitir uma boa exploração qualitativa das montagens estruturais experimentadas.

https://doi.org/10.20396/parc.v9i3.8650263
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