Banner Portal
Conforto térmico em salas de aula: revisão sistemática da literatura
PDF

Palavras-chave

Conforto Térmico. Salas de Aula. Revisão Sistemática da Literatura.

Como Citar

PERILLO, Paulo José Lima; CAMPOS, Marcus André Siqueira; ABREU-HARBICH, Loyde Vieira de. Conforto térmico em salas de aula: revisão sistemática da literatura. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 8, n. 4, p. 236–248, 2017. DOI: 10.20396/parc.v8i4.8650268. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8650268. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Durante os anos escolares, as pessoas passam grande parte do tempo no ambiente escolar, onde a qualidade dessas edificações é essencial para a manutenção da saúde dos usuários e do consumo energético. Considerando a variabilidade de fatores que compõem o estudo do conforto térmico de seres humanos e os vários índices de avaliação do conforto térmico encontrados na literatura, faz-se necessário estudos agregativos que classifiquem e avaliem essas diferenças. Este artigo objetiva analisar as principais publicações sobre conforto térmico em salas de aula por periódicos indexados para gerar informações importantes que auxiliem pesquisadores e profissionais da área de arquitetura e engenharias. A partir do Mapeamento Sistemático (Systematic Mapping Studies - SMS) e posterior Revisão Sistemática da Literatura (Systematic Literature Review - SLR), foi possível identificar os métodos utilizados pelos pesquisadores, as estratégias de climatização dos ambientes analisados, o valor amostral e os resultados encontrados. Os estudos que utilizam o modelo Adaptativo (ATC – Adaptive Thermal Comfort) têm maior compatibilidade com as sensações térmicas dos usuários que os estudos que utilizam o modelo Racional (RTC – Rational Thermal Comfort). Em regiões de clima tropical, deve-se considerar a adaptação do usuário ao clima, bem como a aplicação de mais de um método de avaliação de conforto para verificar qual o método mais adequado. Esses resultados expressam a necessidade se serem realizadas pesquisas futuras sobre esse tema no Brasil, bem como a divulgação em revistas internacionais indexadas.

https://doi.org/10.20396/parc.v8i4.8650268
PDF

Referências

ALMEIDA, Ricardo M. S. F.; RAMOS, Nuno M. M.; FREITAS, Vasco P. De. Thermal comfort models and pupils’ perception in free-running school buildings of a mild climate country. Energy and Buildings, v. 111, p. 64–75 , 1 jan. 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.enbuild.2015.09.066.

AMERICAN SOCIETY OF HEATING REFRIGERATING AND AIR-CONDITIONING ENGINEERS. ASHRAE 55: Thermal Environmental Conditions for Human Occupancy. Atlanta: ASHRAE , 2013

ANDREASI, Wagner Augusto; LAMBERTS, Roberto; CÂNDIDO, Christhina. Thermal Acceptability assessment in buildings located in Hot Humid regions in Brazil. Building and Environment, v. 45, n. 1, p. 1225–1232 , 2010. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.buildenv.2009.11.005.

ARAÚJO, A. P. R. De. O conforto ambiental no planejamento da qualidade dos ambientes escolares : estudo de caso do Colégio Sagrado Coração de Maria. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 5. Anais... Fortaleza - CE, 1999. p. 83-89.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15.220: Desempenho Térmico de Edificações . Rio de Janeiro, Brasil: ABNT, 2005.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15.575: Edifícios habitacionais - Desempenho . Rio de Janeiro, Brasil: ABNT, 2013

AMERICAN SOCIETY OF HEATING REFRIGERATING AND AIR-CONDITIONING ENGINEERS. ASHRAE 55: Thermal Environmental Conditions for Human Occupancy . Atlanta: ASHRAE , 2013

AULICIEMS, A. Towards a psyco-phisiological model of thermal perception. Journal of Biometeorology, v. 25, p. 109–122, 1981.

BURATTI, Cinzia; RICCIARDI, Paola. Adaptive analysis of thermal comfort in university classrooms: Correlation between experimental data and mathematical models. Building and Environment, v. 44, n. 4, p. 674–687 , abr. 2009. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.buildenv.2008.06.001.

CÂNDIDO, C. et al. Air movement acceptability limits and thermal comfort in Brazil’s hot humid climate zone. Building and Environment, v. 45, n. 1, p. 222–229 , 2010. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.buildenv.2009.06.005.

CORGNATI, Stefano Paolo; FILIPPI, Marco; VIAZZO, Sara. Perception of the thermal environment in high school and university classrooms: Subjective preferences and thermal comfort. Building and Environment, v. 42, n. 2, p. 951–959 , fev. 2007. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.buildenv.2005.10.027.

CORGNATI, Stefano P.; ANSALDI, Roberta; FILIPPI, Marco. Thermal comfort in Italian classrooms under free running conditions during mid seasons: Assessment through objective and subjective approaches. Building and Environment, v. 44, n. 4, p. 785–792 , abr. 2009. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.buildenv.2008.05.023.

DE DEAR, Richard et al. Adaptive thermal comfort in australian school classrooms. Building Research and Information, v. 43, n. 3, p. 383–398 , 2015. doi: http://dx.doi.org/10.1080/09613218.2015.991627.

DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel P.; ANTUNES JR, José Antônio V. Design Science Research. 1. ed. Cham: Springer International Publishing, 2015. 176 p. doi: http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-07374-3.

EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA. Balanço Energético Nacional 2017: ano base 2016. Brasilia. EPE. 2017a.

EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA. Nota Técnica DEA 001/2017: Projeção da demanda de energia elétrica para os próximos 10 anos (2017-2026). Brasília. EPE. 2017b.

FANGER, P. O. Thermal Comfort: analysis and applications in environmental engineering. 1. ed. Copenhagen: Danish Technical Press, 1970. 244 p.

GIVONI, Baruch. Comfort, climate analysis and building design guidelines. Energy & Buildings, v. 1, p. 11–23 , 1992.

GOUGH, David; THOMAS, James; OLIVER, Sandy. Clarifying differences between review designs and methods. Systematic Reviews, v. 1, n. 1, p. 1 , 2012. doi: http://dx.doi.org/10.1186/2046-4053-1-28.

HAMZAH, Baharuddin et al. Thermal comfort analyses of naturally ventilated university classrooms. Structural Survey, v. 34, n. 4/5, p. 427–445 , 2016. doi: http://dx.oi.org/ 10.1108/SS-12-2015-0055.

HUANG, Kuo-tsang et al. Implementation of green building speci fi cation credits for better thermal conditions in naturally ventilated school buildings. Building and Environment, v. 86, n. December 2013, p. 141–150 , 2015. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.buildenv.2015.01.006.

HUMPHREYS, M. A. Field Studies of Thermal Comfort Compared and Applied. Building Services Engineer, v. 44, p. 5–27 , 1976.

HUMPHREYS, M. A.; NICOL, Fergus; ROAF, Susan. Adaptive Thermal Comfort: Foundations and Analysis. London: Routledge, 2016.

HWANG, Ruey Lung; LIN, Tzu Ping; KUO, Nai Jung. Field experiments on thermal comfort in campus classrooms in Taiwan. Energy and Buildings, v. 38, n. 1, p. 53–62 , 2006. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.enbuild.2005.05.001.

INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA. RTQ-C: Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas. Rio de Janeiro: INMETRO, 2013.

JUNG, Gun Joo et al. Experimental research on thermal comfort in the university classroom of regular semesters in Korea. Journal of Mechanical Science and Technology, v. 25, n. 2, p. 503–512 , 2011. doi: http://dx.doi.org/ 10.1007/s12206-010-1219-1.

KATAFYGIOTOU, Martha C.; SERGHIDES, Despina K. Thermal comfort of a typical secondary school building in Cyprus. Sustainable Cities and Society, v. 13, p. 303–312 , 2014. doi: http://dx.doi.org/ 10.1016/j.scs.2014.03.004.

KOWALTOWSKI, Doris C. C. K. et al. Melhoria do conforto ambiental em edificações escolares na região de campinas. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 5, 1999, Fortaleza - CE. Anais... Fortaleza: ANTAC, 1999.

KRAWCZYK, D. A.; GŁADYSZEWSKA-FIEDORUK, K.; RODERO, A. The analysis of microclimate parameters in the classrooms located in different climate zones. Applied Thermal Engineering, v. 113, p. 1088–1096 , 25 fev. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.applthermaleng.2016.11.089.

KRUGER, Eduardo L; ZANNIN, Paulo H T. Acoustic , thermal and luminous comfort in classrooms. Building and Environment, v. 39, p. 1055–1063 , 2004. doi: http://dx.doi.org/ 10.1016/j.buildenv.2004.01.030

KWOK, Alison G.; CHUN, Chungyoon. Thermal comfort in Japanese schools. Solar Energy, v. 74, n. 3, p. 245–252 , 2003. doi: http://dx.doi.org/10.1016/S0038-092X(03)00147-6.

LIANG, Han-Hsi; LIN, Tzu-Ping; HWANG, Ruey-Lung. Linking occupants’ thermal perception and building thermal performance in naturally ventilated school buildings. Applied Energy, v. 94, p. 355–363 , jun. 2012. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.apenergy.2012.02.004.

MARTINEZ-MOLINA, Antonio et al. Post-occupancy evaluation of a historic primary school in Spain: Comparing PMV, TSV and PD for teachers’ and pupils’ thermal comfort. Building and Environment, v. 117, p. 248–259 , 15 maio 2017. doi: https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2017.03.010.

MATTHEWS, J.; NICOL, F. Standards for Thermal Comfort. In: NICOL, J. F. et al. (Orgs.). Standards for Thermal Comfort. Londres: Chapman & Hall, 1995.

MISHRA, Asit Kumar; RAMGOPAL, Maddali. A comparison of student performance between conditioned and naturally ventilated classrooms. Building and Environment, v. 84, p. 181–188 , 2015a. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.buildenv.2014.11.008.

MISHRA, Asit Kumar; RAMGOPAL, Maddali. A thermal comfort field study of naturally ventilated classrooms in Kharagpur, India. Building and Environment, v. 92, p. 396–406 , out. 2015b. doi: https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2015.05.024.

MONTAZAMI, Azadeh et al. Developing an algorithm to illustrate the likelihood of the dissatisfaction rate with relation to the indoor temperature in naturally ventilated classrooms. Building and Environment, v. 111, p. 61–71 , jan. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.buildenv.2016.10.009.

MORS, Sander Ter et al. Adaptive thermal comfort in primary school classrooms: Creating and validating PMV-based comfort charts. Building and Environment, v. 46, n. 12, p. 2454–2461 , dez. 2011. doi: https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2011.05.025.

MUMOVIC, D. et al. Winter indoor air quality, thermal comfort and acoustic performance of newly built secondary schools in England. Building and Environment, v. 44, n. 7, p. 1466–1477 , jul. 2009. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.buildenv.2008.06.014.

NAM, Insick et al. A study on the thermal comfort and clothing insulation characteristics of preschool children in Korea. Building and Environment, v. 92, p. 724–733 , out. 2015. doi: https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2015.05.041.

NEMATCHOUA, Modeste K.; TCHINDA, René; OROSA, José A. Adaptation and comparative study of thermal comfort in naturally ventilated classrooms and buildings in the wet tropical zones. Energy & Buildings, v. 85, p. 321–328 , 2014. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.enbuild.2014.09.029.

NICO, Maria Anna; LIUZZI, Stefania; STEFANIZZI, Pietro. Evaluation of thermal comfort in university classrooms through objective approach and subjective preference analysis. Applied Ergonomics, v. 48, p. 111–120 , maio 2015. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.apergo.2014.11.013.

OCHOA, Juliana H.; ARAÚJO, Daniel L.; SATTLER, Miguel Aloysio. Análise do conforto ambiental em salas de aula: comparação entre dados técnicos e a percepção do usuário. Ambiente Construído, v. 12, n. 1, p. 91–114 , 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S1678-86212012000100007

PEREIRA, Luísa D. et al. Assessment of indoor air quality and thermal comfort in Portuguese secondary classrooms: Methodology and results. Building and Environment, v. 81, p. 69–80 , 2014. doi: https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2014.06.008

PEREIRA, Luísa D.; CARDOSO, Edna ; SILVA, Manuel G. da. Indoor air quality audit and evaluation on thermal comfort in a school in Portugal. Indoor and Built Environment, v. 24, n. 2, p. 256–268 , 2015. doi: http://dx.doi.org/10.1177/1420326X13508966

RUBER, Franz; KOTTEK, Markus. Comments on: “The thermal zones of the Earth” by Wladimir Köppen (1884). Meteorologische Zeitschrift, v. 20, n. 3, p. 361–365 , 2011.

RUIZ, Joyce de A.; GRANJA, Ariovaldo D. Um mapeamento sistemático da literatura sobre a relação entre valor e colaboração na construção. In: SIBRAGEC - Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção, Inovação e Sustentabilidade, 8, Salvador - BA, Anais..., Salvador, 2013.

RUPP, Ricardo Forgiarini et al. A review of human thermal comfort in the built environment. Energy and Buildings, v. 105, p. 178–205 , 2015. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.enbuild.2015.07.047.

SANTOS, K. P.; COSTA, G. M. da; BARROS, B. R. Conforto Ambiental Em Instituições De Ensino: Análise Do Campus Do Sertão Da UFAL. In.: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., Maceió - AL. Anais... Maceió: ANTAC, 2014. p.865–874.

TELI, Despoina; JENTSCH, Mark F.; JAMES, Patrick A.B. B. Naturally ventilated classrooms: An assessment of existing comfort models for predicting the thermal sensation and preference of primary school children. Energy and Buildings, v. 53, p. 166–182 , out. 2012. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.enbuild.2012.06.022.

TELI, Despoina; JENTSCH, Mark F.; JAMES, Patrick A.B. B. The role of a building’s thermal properties on pupils’ thermal comfort in junior school classrooms as determined in field studies. Building and Environment, v. 82, p. 640–654 , dez. 2014. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.buildenv.2014.10.005.

TREBILCOCK, Maureen et al. The right to comfort: A field study on adaptive thermal comfort in free-running primary schools in Chile. Building and Environment, v. 114, p. 455–469 , 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.buildenv.2016.12.036.

VECCHI, Renata de; CÂNDIDO, Christhina; LAMBERTS, Roberto. O efeito da utilização de ventiladores de teto no conforto térmico em salas de aulas com condicionamento híbrido em um local de clima quente e úmido. Ambiente Construído, v. 13, n. 4, p. 189–202 , 2013. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1678-86212013000400013

VECCHI, Renata de; LAMBERTS, Roberto; CANDIDO, Christhina Maria. The role of clothing in thermal comfort: how people dress in a temperate and humid climate in Brazil. Ambiente Construído, v. 17, n. 1, p. 69–81 , 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212017000100124

VILCEKOVA, Silvia et al. Indoor environmental quality of classrooms and occupants’ comfort in a special education school in Slovak Republic. Building and Environment v. 120, p. 29–40 , 1 ago. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.buildenv.2017.05.001.

WANG, Dengjia et al. Student responses to classroom thermal environments in rural primary and secondary schools in winter. Building and Environment, v. 115, p. 104–117 , abr. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.buildenv.2017.01.006.

WANG, Zhaojun et al. Thermal adaptation and thermal environment in university classrooms and offices in Harbin. Energy and Buildings, v. 77, p. 192–196 , jul. 2014. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.enbuild.2014.03.054.

WONG, Nyuk Hien; KHOO, Shan Shan. Thermal comfort in classrooms in the tropics. Energy and Buildings, v. 35, n. 4, p. 337–351 , maio 2003. doi: http://dx.doi.org/10.1016/S0378-7788(02)00109-3.

XAVIER, Antônio A. de P. Condições de Conforto Térmico para Estudantes de 2o grau na região de Florianópolis. 1999. 209p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) -Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 1999.

YAO, Runming; LIU, Jing; LI, Baizhan. Occupants’ adaptive responses and perception of thermal environment in naturally conditioned university classrooms. Applied Energy, v. 87, n. 3, p. 1015–1022 , 2010. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.apenergy.2009.09.028.

YATIM, S. R M et al. Thermal comfort in air-conditioned learning environment. In.: INTERNATIONAL SYMPOSIUM AND EXHIBITION IN SUSTAINABLE ENERGY AND ENVIRONMENt, 3., 2011, Melaka. Anais... Melaka - Malaysia: ISESEE, jun. 2011. p.194–197. doi: http://dx.doi.org/ 10.1109/ISESEE.2011.5977088.

YUN, Hyunjun et al. A field study of thermal comfort for kindergarten children in korea: An assessment of existing models and preferences of children. Building and Environment, v. 75, p. 182–189 , maio 2014. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.buildenv.2014.02.003.

ZAKI, Sheikh Ahmad et al. Adaptive thermal comfort in university classrooms in Malaysia and Japan. Building and Environment, v. 122, p. 294–306 , 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.buildenv.2017.06.016.

ZHANG, Guoqiang et al. Thermal Comfort Investigation of Naturally Ventilated Classrooms in a. Indoor and Built Environment, v. 16, n. 2, p. 148–158 , 2007. doi: http://dx.doi.org/ 10.1177/1420326X06076792.

A PARC Pesquida em Arquitetura e Construção utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.