Banner Portal
Bandidos e valentes: percorrendo os caminhos marginais da extensão universitária numa prática pedagógica entre o teatro e o enclausuramento.
PDF

Palavras-chave

Teatro. Ensino de teatro. Indivíduo encarcerado.

Como Citar

NARVAES, Viviane Bercker. Bandidos e valentes: percorrendo os caminhos marginais da extensão universitária numa prática pedagógica entre o teatro e o enclausuramento. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 69–76, 2013. DOI: 10.20396/pita.v3i1.8634736. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8634736. Acesso em: 6 out. 2024.

Resumo

O presente trabalho pretende abordar alguns aspectos das práticas pedagógicas desenvolvidas no projeto de extensão Teatro na Prisão: uma experiência pedagógica em busca do sujeito cidadão, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2010. Os 15 anos de existência do projeto representam uma primeira conquista, a saber: a permanência de um espaço de construção libertária no seio de uma instituição penal.

https://doi.org/10.20396/pita.v3i1.8634736
PDF

Referências

ADORNO, Theodor W. Palavras e sinais: modelos críticos 2. Trad. M.H. Ruschel. Petrópolis, Vozes, 1995.

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. São Paulo, Paz e Terra, 1995.

BOAL, Augusto. A estética do oprimido. Rio de Janeiro, Garamond, 2009.

CONCÍLIO, Vicente. Teatro e prisão: dilemas da liberdade artística. São Paulo, Hucitec, 2008.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo, Cortez, 2000.

FICHE, Natália Ribeiro. Teatro na prisão: trajetórias individuais e perspectivas coletivas. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Rio de Janeiro, UNIRIO, 2009.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Trad. Raquel Ramalhete. 29. ed. Petrópolis, Vozes, 2004.

GIROUX, Henry. Escola crítica e política cultural. 2.ed. São Paulo, Cortez Autores Associados, 1987.

HOBSBAWM, Eric. Bandidos. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1975.

NOGUEIRA, Adrian. Que fazer: teoria e prática em educação popular. 4. ed. Petrópolis, Vozes, 1989.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar. São Paulo, Cosac & Naify, 2009.

ROCHA, Maria de Lourdes Naylor. Teatro na prisão, uma experiência pedagógica. In: O Percevejo. Dossiê Teatro e Pedagogia, vol. 1, n. 2, UNIRIO, 2009. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline. Acessado em 10/10/2010.

ROCHA, Maria de Lourdes Naylor. Teatro na prisão: a dramaturgia da prisão em cena. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Rio de Janeiro, UNIRIO, 2006.

VIGANÓ, Suzana Schmidt. As regras do jogo: a ação cultural em teatro e o ideal democrático. São Paulo, Hucitec, 2006.

YAMAMOTO, Karina. O corpo no espaço não convencional. In: Revista Lamparina. v. 1, n. 1, EBA/UFMG, 2010.

A revista Pitágoras 500 utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.