Resumo
Neste artigo o autor analisa The Room, primeira peça de Harold Pinter, sob a ótica de “Soberania e disciplina”, de Michel Foucault, “Alteridad y alienación sexual en la dramaturgia de Harold Pinter”, de Ignácio Ramos Gay, e discute questões apontadas por Francis Gillen em “Humanismo e vitalidade nas peças de Harold Pinter”.
Referências
FOUCAULT, Michel. Soberania e disciplina. In: FOUCAULT. Microfísica do poder. São Paulo, Graal, 2008.
GAY, Ignacio Ramos. Alteridad y alienación en la dramaturgia de Harold Pinter. Revista ADE (Asociación de Diretores de Escena de España), n. 111, p. 66-76, jul.-set. 2006.
GILLEN, Francis. Humanismo e vitalidade nas peças de Harold Pinter. Sinais de cena (Revista da Associação portuguesa de críticos de teatro), Lisboa, n. 9, p. 55-72, jun. 2008.
PINTER, Harold. O quarto. Tradução de Pedro Marques, Artur Ramos, Jaime Salazar Sampaio, João Saboga e Francisco Frazão. 2. ed. Lisboa, Relógio D’Água, 2005.
VIEITES, Manuel F. Pinter y lo real: ¿deconstrucción o reconstrucción? Revista ADE – Revista de la Asociación de directores de escena de España, Madri, n. 111, p. 51-65, jul.-set. 2006.
A revista Pitágoras 500 utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.