Banner Portal
Temor e poder em Harold Pinter – The Room: uma microfísica do medo
PDF

Palavras-chave

Harold Pinter. Michel Foucault. Ignácio Ramos Gay. Francis Gillen.

Como Citar

MOREIRA, Carlos Cardoso Martins. Temor e poder em Harold Pinter – The Room: uma microfísica do medo. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 42–53, 2012. DOI: 10.20396/pita.v2i1.8634777. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8634777. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo o autor analisa The Room, primeira peça de Harold Pinter, sob a ótica de “Soberania e disciplina”, de Michel Foucault, “Alteridad y alienación sexual en la dramaturgia de Harold Pinter”, de Ignácio Ramos Gay, e discute questões apontadas por Francis Gillen em “Humanismo e vitalidade nas peças de Harold Pinter”.

https://doi.org/10.20396/pita.v2i1.8634777
PDF

Referências

FOUCAULT, Michel. Soberania e disciplina. In: FOUCAULT. Microfísica do poder. São Paulo, Graal, 2008.

GAY, Ignacio Ramos. Alteridad y alienación en la dramaturgia de Harold Pinter. Revista ADE (Asociación de Diretores de Escena de España), n. 111, p. 66-76, jul.-set. 2006.

GILLEN, Francis. Humanismo e vitalidade nas peças de Harold Pinter. Sinais de cena (Revista da Associação portuguesa de críticos de teatro), Lisboa, n. 9, p. 55-72, jun. 2008.

PINTER, Harold. O quarto. Tradução de Pedro Marques, Artur Ramos, Jaime Salazar Sampaio, João Saboga e Francisco Frazão. 2. ed. Lisboa, Relógio D’Água, 2005.

VIEITES, Manuel F. Pinter y lo real: ¿deconstrucción o reconstrucción? Revista ADE – Revista de la Asociación de directores de escena de España, Madri, n. 111, p. 51-65, jul.-set. 2006.

A revista Pitágoras 500 utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.