O papel do espectador na dramaturgia das práticas contemporâneas

  • Vanessa Freitas de Paiva Macedo Universidade de São Paulo
  • Sayonara Sousa Pereira Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Dramaturgia. Dança contemporânea. Espectador.

Resumo

Este artigo discute conceitos de dramaturgia e o papel do espectador na construção de sentidos de uma obra. Como procedimento de pesquisa foram realizadas entrevistas com artistas e pesquisadores paulistanos, atuantes nas práticas contemporâneas de dança. Além disso, dialoga com autores como Ana Pais, Nicolas Bourriaud e Flávio Desgranges.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Freitas de Paiva Macedo, Universidade de São Paulo
Coreógrafa, diretora e bailarina da Cia Fragmento de Dança, bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), mestra em Artes pela Universidade de Campinas (2008) e Doutora em artes cênicas, pela ECA-USP (2016).
Sayonara Sousa Pereira, Universidade de São Paulo
É Professora Doutora-RDIDP-MS3-D2 no Departamento de Artes Cênicas - da Escola de Comunicações e Artes - da Universidade de São Paulo - ECA/ CAC/ PPGAC - USP.

Referências

BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Martins, 2009.

DESGRANGES, Flávio. A inversão da Olhadela: alterações no ato do espectador teatral. São Paulo: Hucitec, 2012.

LEHMANN, Hans-Thies. O teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Trad. Eliane Lisboa. 4.ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.

OSTROWER, Fayga. Acasos e Criação Artística. Rio de Janeiro: Campus, 1990.

PAIS, Ana, O discurso da cumplicidade: dramaturgias contemporâneas. Lisboa: Edições Colibri, 2004.

SALLES, Cecília Almeida. Redes da Criação: construção da obra de arte. São Paulo: Horizonte, 2006.

Publicado
2015-12-31
Como Citar
Macedo, V. F. de P., & Pereira, S. S. (2015). O papel do espectador na dramaturgia das práticas contemporâneas. Pitágoras 500, 5(1), 151-165. https://doi.org/10.20396/pita.v5i1.8641811
Seção
Dossiê Dramaturgias Diversas