Banner Portal
Tradição como transgressão: Kalanidhi Narayanan e Chandralekha
PDF

Palavras-chave

Teatro-dança indiano. Tradição. Transgressão.

Como Citar

WILDHAGEN, Joana Pinto. Tradição como transgressão: Kalanidhi Narayanan e Chandralekha. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 16–27, 2017. DOI: 10.20396/pita.v7i1.8650796. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8650796. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre o teatro-dança indiano bharatanatyam e o contexto pós-colonial a partir da trajetória de duas artistas: Kalanidhi Narayanan (1928-2016) e Chandralekha (1928-2006). Ambas transgrediram a tradição vigente em busca dos princípios vitalizadores da cultura milenar hinduísta, evidenciando a representação do feminino e a necessidade de se (re)pensar a arte em diálogo com os tempos contemporâneos. 

https://doi.org/10.20396/pita.v7i1.8650796
PDF

Referências

BARUCHA, Rustom. Chandralekha: Woman, Dance, Resistance. New Delhi: Indus, 1995.

BONFITTO, M. A cinética do invisível: processos de atuação no teatro de Peter Brook. São Paulo: Perspectiva, 2009.

CHANDRALEKHA, P. P. Reflexions on New Directions of Indian Dance. In SONEJI, Davesh. Bharatanatyam: a reader. New Delhi: Oxford University Press, 2010. P. 375-382.

CHANDRALEKHA, P. P. Talking Heads: Chandralekha. NDTV, nov. 2000. Disponível em: http://www.ndtv.com/video/player/talking-heads/talking-heads-chandralekha-aired-november-2000/292537. Acesso: 15 de maio de 2017.

CHATTERJEA, A. Butting Out: Reading Resistive Choreographies Trough Works of Jawole Wila and Chandralekha. USA: Wesleyan University Press, 2004.

COORLAWALA, U. A.; RAO, G.; SURENDRAN, S. Kalanidhi Narayanan. Samyukta: A Journal of Gender and Culture, Thiruvananthapuram, v. XVI, n. 2, jul, 2016.

DANDEKAR, Sarala. Dance carved in stone: An Investigation of the Contemporary Presentation of Odissi Dance. 1998. 122 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – York University, Toronto, Ontario.

HODGE, A. Twentieth Century Actor Training. London & New York: Routledge, 2000.

KNOTT, Kim. Hinduism: a very short introduction. US: Oxford University Press, 1998.

JÚNIOR, J. A. P. Estados emocionais (Bhava) e experiência estética (Rasa): os conceitos centrais da filosofia da arte indiana e alguns de seus desdobramentos. 2015. 354 p. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) – Centro de Ciências Humanas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG.

LEGÉRET, K. Dinâmicas Criativas de um Patrimônio Imaterial: a transmissão oral do teatro-dança Bharata-Nâtyam em Mysore (Índia). Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 3, p. 466-489, set/dez, 2015.

MARGLIN, F A. Wives of the God King: The Ritual of the Devadasis of Puri. New Delhi: Oxford University Press, 1985.

NANDY, A. The Intimate Enemy: Loss and Recovery of Self under Colonialism. Delhi: Oxford University Press, 1983.

NARAYANAN, Kalanidhi. Aspects of Abhinaya. Chennai: The Alliance Company, 1994.

RAO, U. S. K. A Dictionary of Bharata Natya. E-edition. Hyderabad: Orient Black Swan, 2016.

RANJANI, Saigal. Padmabhushan Kalanidhi Narayanan Talks to Lokvani. Lokvani, 9 mar. 2003. Disponível em: http://www.lokvani.com/lokvani/article.php?article_id=1142. Acesso: 15 de maio de 2017.

THOMPSON, K. Tangled Beads: Manipulations of Devadasi Heritage. Amsterdam: University of Amsterdam, 2012.

VATSYAYAN, Kapila. Foreword. In NARAYANAN, Kalanidhi. Aspects of Abhinaya. Chennai: The Alliance Company, 1994.

WHEELER, M. F. Surface to Essence: Appropriation of the Orient by Modern Dance. 1984. 307 p. Tese (Doutorado em Educação Fìsica) – Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Ohio. Columbus-OH: [s.n.].

A revista Pitágoras 500 utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.