Banner Portal
Orissi e GDS: experiências de ensino, aprendizagem e pesquisa
PDF

Palavras-chave

Técnicas do corpo. Dança clássica indiana Orissi. Método GDS de cadeias musculares e articulares.

Como Citar

DUARTE, Priscilla; MENCARELLI, Fernando. Orissi e GDS: experiências de ensino, aprendizagem e pesquisa. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 28–37, 2017. DOI: 10.20396/pita.v7i1.8650797. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8650797. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este artigo discute questões sobre o treinamento do ator, articulando noções de técnicas cotidianas e extra-cotidianas, técnicas do corpo, teatro-dança indiano Orissi e método GDS, com experiências de ensino, aprendizagem e pesquisa em Arte. 

https://doi.org/10.20396/pita.v7i1.8650797
PDF

Referências

ANTZE, Rosemary J. Exemplos orientais. In: BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola (Org.). A arte secreta do ator – Um dicionário de Antropologia Teatral. São Paulo: É Realizações, 2012.

BARBA, Eugenio. La canoa di carta. Trattato di Antropologia Teatrale. Bologna: Il Mulino, 1993.

BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola (Org.). A arte secreta do ator. Um dicionário de Antropologia Teatral. São Paulo: É Realizações, 2012.

CAMPIGNION, Philippe. Aspectos biomecânicos: cadeias musculares e articulares – método GDS. Noções básicas. São Paulo: Summus, 2003.

CAMPIGNION, Philippe; FAYADA, Paul. Consciência osteoarticular e coordenação neuromuscular pelas cadeias GDS: Em direção ao gesto justo? Aplicação na reeducação das lombalgias crônicas: uma outra luz? Olhar GDS – n°5. Rio de Janeiro: APGDS-Rio, 2011.

DENYS-STRUYF, Godelieve. Cadeias Musculares e Articulares – O método GDS. São Paulo: Summus, 1995.

DENYS-STRYF, Godelieve. La structuration psychocorporelle de l’enfant – La vague de croisance selon la méthode GDS. Bruxelles: ICTGDS, 2010.

DUARTE, Priscilla de Queiroz. O treinamento do Ator: do Corpo como Instrumento ao Corpo como experiência. 2014, 162 p. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.

DUMÈSIL, Georges. L’ideologie tripartie des Indo-Européens. Bruxelles: Latomus, 1958.

GROTOWSKI, Jerzy. Leis pragmáticas. In: BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola (Org.). A arte secreta do ator – Um dicionário de Antropologia Teatral. São Paulo: É Realizações, 2012.

KHOKAR, Ashish; KHOKAR, Mohan. The dance Orissi. New Delhi : Bhinav, 2011.

MAUSS, Marcel. As técnicas do corpo. In: MAUSS, M. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac & Naif, 2003.

MAYOR, Alexandre de. O método GDS e a penta-coordenação. Kinê Clínica de Fisioterapia e Centro de Formação. 26/04/2011. Disponível em https://www.kineclinicade-fisioterapia.com/single-post/2011/04/26/O-MÉTODO-GDS-E-A-PENTA-COORDENAÇÃO Consultado em 29/05/2017.

SCHINO, Mirella. Alchemist of the Stage. Theatre laboratories in Europe. Holstebro, Malat, Wroclaw: Icarus, 2009

TRINDADE, André. Gestos de cuidado, gestos de amor – Orientações sobre o desenvolvimento do bebê. São Paulo: Summus, 2007.

A revista Pitágoras 500 utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.