Banner Portal
A Marionete em Chamas - O Teatro-dança Clássico da Índia e o Über-marionette de Gordon Craig: processos de Marionetização do ator
PDF

Palavras-chave

Gordon Craig. Ananda Coomaraswamy. Über-marionette. Teatro da Índia. Marionetização.

Como Citar

RIBEIRO, Almir. A Marionete em Chamas - O Teatro-dança Clássico da Índia e o Über-marionette de Gordon Craig: processos de Marionetização do ator. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 68–80, 2017. DOI: 10.20396/pita.v7i1.8650801. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8650801. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Gordon Craig idealizou seu Über-marionette como uma crítica ao teatro centrado na personalidade. Para alicerçar sua criação, buscou inspiração no teatro asiático e em suas formas animadas, e com isso, se acercou do processo de marionetização presente nestas formas teatrais. O historiador Ananda Coomaraswamy questionou a relação entre o Über-marionette e o teatro-dança clássico da Índia. Este diálogo inaugura historicamente o viés investigativo chamado teatro intercultural.

https://doi.org/10.20396/pita.v7i1.8650801
PDF

Referências

AZZARONI, Giovanni. Il Corpo Scenico, ovvero La tradizione técnica dell’atore. Bologna: Nuova alfa editoriale, 1990.

BARBA, Eugenio e SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator. São Paulo: Ed.Realizações, 2012.

BHARUCHA, Rustom. Theatre and the World: performance and the politics of culture. Londres: Routledge, 2005.

BHARUCHA, Rustom. A Collision of cultures: some western interpretations of the Indian theatre, Asian Theatre Journal, vol.1, no1, Honolulu: University of Hawaii, 1984

BHARUCHA, Rustom. A Reply to Richard Schechner. Asian Theatre Journal, vol.1, no2, Honolulu: University of Hawaii, 1984

COOMARASWAMY, Ananda. The Mirror of Gesture. Nova delhi: Munshiram Manoharlal Publishers, 1987.

COOMARASWAMY, Ananda. The Dance of Shiva. Nova Delhi: Sagar publication, 1996.

COOMARASWAMY, Ananda. Notes on Indian dramatic technique (Artigo). Florença: The Mask, Outubro, 1913. Vol VI. No. 2, p. 109-130.

COOMARASWAMY, Ananda. The arts and crafts of Ceylon and India (Artigo). Florença: The Mask, Maio, 1915. Vol. VII, No. 2, p. 270-273.

CRAIG, Edward Gordon. On the Art of the Theatre. Londres: Routledge, 2009.

CRAIG, Edward Gordon. A Living theatre. The Gordon Craig School. The Arena Goldoni. Florença: The Mask, 1913.

CRAIG, Edward Gordon. The Theatre advancing. Boston: Arno Press, 1919.

CRAIG, Edward Gordon. The Mask. A quarterly Illustrated Journal of the art of the Theatre. Florença: Arena Goldoni, 1908-1929 (Coleção completa / British Institute of Florence).

CRAIG, Edward Gordon. Henry Irving. Nova York: Longmans, Green and Co, 1930.

DECROUX, Étienne. Parole sul Mimo. Roma: Dino audino editore, 2003.

ISOLLA, Gianni & PEDULLÀ, Gianfranco. Gordon Craig in Italia. Roma: Bulzoni editore, 1993.

LEMAITRE, Solange. Hinduísmo ou Sanátana Dharma. São Paulo: Flamboyant, 1958.

NATYA Shastra (Trad. por equipe de pesquisadores). Nova Delhi: Sri Satguru publications, 1989.

PAVIS, Patrice. O teatro no cruzamento de culturas. São Paulo: ed. Perspectiva, 2008

RIBEIRO, Almir. Gordon Craig, a Pedagogia do Über-marionette. São Paulo: Ed. Giostri, 2016.

RIBEIRO, Almir. Kathakali, Uma Introdução ao teatro e ao Sagrado da Índia. Rio de Janeiro: MarkPrint, 1999.

RIBEIRO, Almir. Deuses e marionetes: Kathakali, teatro dança clássico da Índia e seus delicados diálogos (artigo). Revista Sala Preta (USP), Vol. 13, n. 1, jun 2013, p. 83-110.

ROOD, Arnold. Gordon Craig on Movement and Dance. Nova Iorque: Dance Horizons, 1977.

SAVARESE, Nicola. Teatro e spettacolo fra oriente e Occidente. Roma: editori Laterza, 1992.

SAVARESE, Nicola. Il Teatro al di là del Mare. Lodi: Studio forma editrice, 1980.

SCHECHNER, Richard. Between Theatre and Performance. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1989.

TARLEKAR, G.H. Studies in the Natyasastra. Nova Délhi: Motilal Banarsidass Publisher, 1997.

TAXIDOU, Olga. The Mask, a periodical performance by Edward Gordon Craig. Amsterdam: Harwood academics publishers, 1998.

ZARRILLI, Philip. The Kathakali Complex. Nova Delhi: Abhinav publications, 1984.

A revista Pitágoras 500 utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.