Resumo
Como investigação do Teatro Negro na diáspora, o presente trabalho reflete sobre a cena preta contemporânea considerando os processos de ensino-aprendizagem a partir do Candomblé Congo-Angola. Aqui serão postos fundamentos de ensino do Terreiro Unzó ia Kisimbi ria Maza Nzambi, os quais subsidiaram o processo criativo do Coletivo AFRO(en)CENA na criação do experimento “Travessias... ciclos transatlânticos”.
Referências
BALOGUN, Ola et al. Introdução à cultura africana. Lisboa: Edições 70, 1977.
BARBOSA, Fernanda Júlia. Ancestralidade em Cena: candomblé e teatro na formação de uma encenadora. 2006. 239 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.
LIMA, Evani Tavares. Um olhar sobre o Teatro Negro do Teatro Experimental do Negro e do Bando de Teatro Olodum. 2010. 307f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
MACHADO, Vanda. Pele da Cor da Noite. 2 ed. Salvador: EDUFBA, 2017.
MARTINS, Leda Maria. A cena em sombras. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1995.
MUNANGA, Kabengele. A Dimensão Estética na Arte Negro-Africana Tradicional. In: AJZENBERG, Elza (Org.). Arte conhecimento. São Paulo: PGEHA, 2004.
ITAMEÃ. Muzenza do Terreiro Unzó ia Kisimbi ria Maza Nzambi, entrevistado por Tássio Ferreira. Simões Filho, 14 abr. 2019.
NASCIMENTO, Abdias. Teatro Experimental do Negro: trajetória e reflexões. Estudos Avançados, São Paulo, v. 18, n. 50, p. 209-224, jan./abr., 2004.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. 3ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.
PETIT, Sandra Haydée. Pretagogia: pertencimento, corpo-dança afroancestral e tradição oral contribuições do legado africano para a implementação da Lei 10.639/03. Fortaleza: EdUECE, 2015.
ROSA, Allan da. Pedagoginga, autonomia e mocambagem. 1. ed. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2013.
SILVEIRA, Marialda Jovita. A educação pelo silêncio: o feitiço da linguagem no candomblé. Ilhéus: Editus, 2004.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 Tássio Ferreira