Banner Portal
Contadores de histórias
Errata
PDF

Palavras-chave

Contação de histórias
Educação indígena
Teatro e comunidade

Como Citar

BORDIN, Vanessa Benites. Contadores de histórias: o teatro popular de formas animadas na comunidade – compartilhando conhecimentos sensíveis com os indígenas no Parque das Tribos. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 23–34, 2021. DOI: 10.20396/pita.v11i1.8661270. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8661270. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Apresento aqui o projeto de extensão desenvolvido na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) junto aos estudantes do curso de Teatro intitulado: “Contadores de histórias: o teatro popular de formas animadas na comunidade”, que tem gerado experiências poéticas com as crianças, os jovens e as professoras indígenas da comunidade indígena Parque das Tribos, Manaus.

https://doi.org/10.20396/pita.v11i1.8661270
Errata
PDF

Referências

CUNHA, Manuela Carneiro da. Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo: Cosacnaify, 2009.

LAGROU, Els. Arte indígena no Brasil: agência, alteridade e relação. Editor: Fernando Pedro da Silva; Coordenação: Fernando Pedro da Silva e Marília Andrés Ribeiro; Orientações Pedagógicas: Lucia Gouvêa Pimentel e William Resende Quintal. Belo Horizonte: Editora C / Arte, 2009.

MÜLLER, Regina Polo. As artes indígenas e a arte contemporânea. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.7, n.1, p. 7-18, mai. 2010.

PETIT, Michèle. Ler o mundo: Experiências de transmissão cultural nos dias de hoje. São Paulo: Editora 34, 2019.

PILETTI, Nelson; ROSSATO, Geovanio; ROSSATO, Solange Marques. Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Contexto, 2014.

RUBIM, Altaci Correa. O reordenamento político e cultural do povo Kokama: a reconquista da língua e do território além das fronteiras entre o Brasil e o Peru. 2016. Tese (Doutorado em Linguística), Universidade de Brasília, Brasília, DF.

SISTO, Celso. Textos e Pretextos sobre a Arte de Contar Histórias. Chapecó, SC: Argos, 2001.

VIDAL, Lux. Grafismo indígena: estudos de antropologia estética. 2. ed. – São Paulo: Studio Nobel: Fapesp, 2000.

ZUMTHOR. Paul. Performance, recepção e leitura. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2002.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Vanessa Benites Bordin

Downloads

Não há dados estatísticos.