Banner Portal
Mãe, raiz do morro
PDF
Errata

Palavras-chave

Dramaturgia
Teatro em comunidades
Grupo de teatro entre ela

Como Citar

SILVÉRIO, Vânia Pereira; ALVES, Liliane da Silva; PEREIRA, Josemeire Alves. Mãe, raiz do morro: um processo de criação de teatro em comunidade. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 74–87, 2021. DOI: 10.20396/pita.v11i1.8663687. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8663687. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo será analisado o processo de construção da peça Mãe, Raiz do Morro, do Grupo Teatro Entre Elas, da Casa do Beco, formado por senhoras moradoras da comunidade do Morro do Papagaio (BH), em diálogo com os apontamentos traçados por Nogueira (2008) sobre o campo do Teatro em Comunidades. Para tanto, será evidenciado o contexto comunitário e o uso de histórias pessoais e locais na construção dramatúrgica. 

https://doi.org/10.20396/pita.v11i1.8663687
PDF
Errata

Referências

BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. 10.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

BORGES, Adriana. Depoimento para pesquisa destinada à Montagem do espetáculo Mãe, Raiz do Morro. Belo Horizonte. Arquivo Digital (21:51min). Entrevista concedida a Liliane da Silva Alves, em 08/06/2015.

COUTINHO, Marina Henriques. O uso da Abordagem Dialógica do Teatro em Comunidades na experiência do grupo nós do morro, da favela do Vidigal, no Rio de Janeiro. InterAÇÕES - Cultura e Comunidade. v. 1, n. 1, 2006. p. 108-123. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6755. Acesso em: nov. 2020.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1979.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

LIBÂNIO, Clarice de Assis. Arte, Cultura e Transformação nas vilas e favelas: um olhar a partir do Grupo do Beco. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2008. Disponível em: https://pt.slideshare.net/favelaeissoai/dissertao-grupo-do-beco. Acesso em: jul. 2017.

KERSHAW, Baz. The Politics of Performance: radical theatre as social intervention. Londres: Routledge, 1992.

NOGUEIRA, Márcia Pompeo. Teatro em Comunidades: Questões de Terminologia. Anais do V Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2008b. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/1417/1530 . Acesso em: jan. 2019.

NOGUEIRA, Márcia Pompeo. (Org.). Teatro na Comunidade. Interações, poéticas e possibilidades. Anais do I Seminário Teatro e Comunidade: interações, dilemas e possibilidades. Florianópolis: Ed. Da UDESC, 2009.

NOGUEIRA, Márcia Pompeo. Teatro e Comunidades: a experiência brasileira. In: CRUZ, Hugo; BEZELGA, Isabel; RODRIGUES, Paulo Simões. (Coordenação). Práticas artísticas comunitárias. Livro digital/PDF. Porto, junho de 2017. Disponível em: https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/21519/1/Praticas%20artisticas%20Comunitarias%20E-Book.pdf. Acesso em: jul. 2019.

VENANCIO, Beatriz Pinto. Pequenos espetáculos da memória: registro cênico-dramatúrgico de uma trupe de mulheres idosas. São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2008.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Vânia Pereira Silvério, Liliane da Silva Alves, Josemeire Alves Pereira

Downloads

Não há dados estatísticos.