Banner Portal
A cena interditada
Imagem no centro da página: roupas femininas penduradas em um varal. No centro, uma pilha de roupas amontoadas. Ao fundo, uma projeção de céu nublado. Em cima da imagem, lê-se Pitágoras 500 - Revista de Estudos Teatrais do Departamento de Artes Cênicas. Volume 11. Número 2. Jul-Dez 2021. Embaixo da imagem, lê-se Gêneros na Cena Teatral. O fundo da página como um todo é na cor lilás.
PDF

Palavras-chave

Performance feminista
Ativismo on-line
Mulheres artistas

Como Citar

FISCHER, Stela Regina. A cena interditada: ativismos artísticos feministas na pandemia. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 13–27, 2021. DOI: 10.20396/pita.v11i2.8667443. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8667443. Acesso em: 7 maio. 2024.

Resumo

A partir de quatro ações de ativismo artístico feminista on-line (o projeto “Quarentena sem violência contra as mulheres”, do Mal-Amadas Poética do Desmonte Grupo de Teatro Feminista/SP; “Pílulas Feministas”, podcasts produzidos pelo Núcleo de INvestigações FEminIstAS/MG; a videoperformance “[des]velhecer: reflexões sobre a mulher e o envelhecimento [na pandemia]”, criação do Rubro Obsceno/SP; e o espetáculo teatral “Estamos vivas”, das Atuadoras/SP), este texto propõe um relato reflexivo sobre como estamos nos mantendo vivas e em atividade neste período de pandemia.

https://doi.org/10.20396/pita.v11i2.8667443
PDF

Referências

BELTRÁN, Elizabeth Peredo. Ecofeminismo. In: Alternativas sistémicas: Bem Viver, decrescimento, comuns, ecofeminismo, direitos da Mãe Terra e desglobalização. São Paulo: Elefante Editora, 2019.

BUTLER, Judith. Quando a economia se torna o berro agonizante dos eugenistas. Entrevista por Juan Dominguez e Rafael Zen. Le Monde Diplomatique Brasil. 13 de maio de 2020. Disponível em: https://diplomatique.org.br/quando-a-economia-se-torna-o-berro-agonizante-dos-eugenistas. Acesso em: out. 2021.

DUBATTI, Jorge. Experiência teatral, experiência tecnovivial: nem identidade, nem campeonato, nem superação evolucionista, nem destruição, nem vínculos simétricos. Rebento, São Paulo, no. 14, Jan-Jun 2021, p. 254-269. Disponível em: http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/609. Acesso em: out. 2021.

FISCHER, Stela. A crescente disseminação dos estudos feministas na pesquisa em Artes Cênicas e suas contribuições para a criação de ações disruptivas institucionais. Revista Urdimento, 3(33), p. 296-310. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103332018296. Acesso em: out. 2021.

FUENTES, Marcela A. Activismos tecnopolíticos. Constelaciones de performance. 1a ed. Ciudad Autónoma deBuenos Aires: Eterna Cadencia, 2020.

LEPIQUE, Maysa; Ricieri, Daniele. Peça para mulheres: história e poesias do espetáculo teatral mulher a vida inteira. São Paulo: Editora Esfera, 2009.

SANTOS, Valmir. A poesia vinga a dor da outra. Teatrojornal, 13 de março de 2021. Disponível em: teatrojornal.com.br/2021/03/a-poesia-vinga-a-dor-da-outra/#more-26054. Acesso em: set. 2021.

SEGATO, Rita Laura. Somos todos mortais: o coronavírus e a natureza aberta da história. Revista Em Tese. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, v. 18, n. 01, p. 11-22, jan./jun., 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/79158/45439. Acesso em: out. 2021.

TOLOKONNIKOVA, Nadya. Um guia Pussy Riot para o ativismo. São Paulo: Ubu Editora, 2019.

VERGÈS, Françoise. Um feminismo decolonial. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Visível e Invisível: a vitimização de mulheres no Brasil. 3ª edição. DataFolha Instituto de Pesquisa, 2021. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2021/06/relatorio-visivel-e-invisivel-3ed-2021-v3.pdf. Acesso em: out. 2021.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Stela Fischer

Downloads

Não há dados estatísticos.