Banner Portal
Fazer teatral na sala de casa
Capa de Gian Carlo Guadagnin.
Errata
PDF

Palavras-chave

Culturas de Pares
Pedagogia do teatro
Teatro e infâncias
Culturas de pares

Como Citar

PEREIRA, Diego de Medeiros; ALVES, Isabeli do Carmo; BATSCHAUER, Yoshabel Macedo. Fazer teatral na sala de casa: reflexões sobre oficinas remotas de teatro para crianças. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 12, n. 00, p. e022010, 2022. DOI: 10.20396/pita.v12i00.8670535. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8670535. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo realiza uma análise da experiência de ministrar aulas de teatro, de forma virtual, no primeiro e segundo semestres de 2021 para crianças de 6 a 9 anos. Usou-se, como abordagens metodológicas: Brincadeiras Tradicionais, Jogos Teatrais e um Processo de Drama, para a iniciação das crianças ao contato com a ação teatral. Neste texto, são tecidas relações com a Sociologia da Infância, focalizando o conceito de “culturas de pares”.

https://doi.org/10.20396/pita.v12i00.8670535
Errata
PDF

Referências

BARBIERI, N. P. Fazendo Drama com crianças. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 21, p. 82-99, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/15255 Acesso em: 16/02/2022.

CABRAL, B.; PEREIRA, D. M. O espaço de jogo no Contexto do Drama. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 28, p. 285-301, 2017. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017285. Acesso em: 17/02/2022.

CABRAL, B. Drama como método de ensino. 2 Ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

CORSARO, William. Sociologia da Infância. 2 Ed. Porto Alegre: Artemed Editora S.A., 2011.

DA LUZ FERNANDES, J.; CASTRO, A. A influência da prática do teatro no desenvolvimento da espontaneidade: uma pesquisa com alunos de uma escola de teatro. Revista Brasileira De Psicodrama, 26(2), 8–22, 2020. Disponível em: https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/69 Acesso em: 16/02/2022.

FERNANDES, E.; FONSECA, V. F. Teatro-Educação: Os Jogos Teatrais De Viola Spolin. Revista de Pós-graduação Multidisciplinar, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 221-230, oct. 2017. Disponível em: http://fics.edu.br/index.php/rpgm/article/view/589 Acesso em: 16/02/2022.

JULIÃO, J. M. M. Residência pedagógica: possibilidades de (r)existência em ensino - aprendizagem em artes/teatro no formato remoto. 2021. 28 f. TCC (Licenciatura em Teatro). Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.

KOUDELA, Ingrid. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2011.

MELO, Flavio Vieira de; FABBRO, João Armando; LEITE, Thiago de Castro. O que estamos fazendo? Ensaio sobre a virtualidade dos espaços, relações e sujeitos nas aulas remotas de Teatro. Revista Rebento, n. 13, p. 194-223, 2020.

Disponível em: https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/586/363 Acesso em: 02/10/2022.

MIRANDA DE CARVALHO, M; FERNANDEZ FALCÃO, I. F.; DE OLIVEIRA PINTO, D. O Curso Teatro Na Educação (Cte) E Os Jogos Teatrais De Viola Spolin: Histórico E Considerações. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 7(1), 1-17, 2010. Disponível: https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/239. Acesso em: 15/02/2022.

PEREIRA, D. M. Que Drama é Esse?!? – práticas teatrais na Educação Infantil. São Paulo: Hucitec: A2, 2021.

PEREIRA, D. M. Drama como uma possibilidade teatral na Educação Infantil, aSPAs, v. 4. n. 2, p. 68-79, 2014.

SARMENTO, M. J. Imaginário e culturas da infância. In.: Cadernos de Educação, v. 12, n. 21, p. 51-69, 2003.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Diego de Medeiros Pereira, Isabeli do Carmo Alves, Yoshabel Macedo Batschauer

Downloads

Não há dados estatísticos.