Banner Portal
Um olhar artístico pedagógico no Programa de Qualificação em Artes do Estado de São Paulo
Capa de Gian Carlo Guadagnin.
PDF

Palavras-chave

Cartografia
Elaboração de projetos
Curadoria pedagógica

Como Citar

ZANCOPÉ, Fernanda; KOPELMAN, Isa Etel. Um olhar artístico pedagógico no Programa de Qualificação em Artes do Estado de São Paulo. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 12, n. 00, 2022. DOI: 10.20396/pita.v12i00.8670994. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8670994. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Como reflexão do meu trabalho na equipe curatorial do Programa de Qualificação em Artes (Teatro) no Estado de São Paulo, o artigo propõe o exame de algumas questões que envolvem o desenvolvimento do projeto artístico dos grupos participantes, desde suas metas iniciais à concretização efetiva do percurso criativo. Trata-se de examinar as expectativas e a idealização desses projetos por meio de uma reflexão apoiada na metodologia cartográfica.  

https://doi.org/10.20396/pita.v12i00.8670994
PDF

Referências

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. (Orgs.). Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade – Porto Alegre: Sulina, 2009.

RAMOS, Luiz Fernando (Org.). Arte e ciência: abismo de rosas. São Paulo: Abrace, 2012. 256 p. Acesso em 24-01-2021: http://portalabrace.org/impressos/2_arte_e_ciencia_abismo_de_rosas.pdf.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo/ Suely Rolnik. – 2ª edição, Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS, 2016.

ROLNIK, Suely. Esferas da Insurreição: notas para uma vida não cafetinada/ Suely Rolnik. – 2ª edição, São Paulo: n-1 edições, 2019.

SILVA, André de Araújo. Indicadores culturais: a experiência do projeto Ademar Guerra. 2017. Dissertação (Mestrado em Cultura e Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Doi:10.11606/D.27.2018.tde-11012018-153440. Acesso em: 2022-08-21.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Fernanda Zancopé, Isa Etel Kopelman

Downloads

Não há dados estatísticos.