Resumen
Este artigo é um dos resultados do projeto intitulado Araci, financiado pelo MEC e pela FAPEMIG. Buscamos situar nosso projeto e um espetáculo de mesmo título na história do teatro brasileiro em sua relação com as lutas do movimento pelos direitos da população LGBT a partir dos estudos queer.
Citas
ALVES, Gustavo Moreira. Crise do drama no asfalto brasileiro: a heteronormatividade posta em xeque em Nelson Rodrigues. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas), UFOP, 2016.
ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.
BRITO, Ronaldo. Quarta do singular. São Paulo: Duas Cidades, 1989.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
CARNEIRO NETO, Dib. Salmo 91. São Paulo: Terceiro nome, 2008.
DOURADO, Rodrigo Carvalho Marques. Bonecas falando para o mundo: identidades sexuais ‘desviantes’ e teatro contemporâneo. Tese (Doutorado em Artes Cênicas), UFBA, 2014.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade. São Paulo: Paz e Terra, 2015. v.1.
LOBERT, Rosemary. A palavra mágica. A vida cotidiana do Dzi Croquettes. Campinas, SP: Ed. UNICAMP, 2010.
LOPES, Denilson. O homem que amava rapazes e outros ensaios. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2012.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho. Ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
MAGALDI, Sábato. Amor ao teatro. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2014.
MARCOS, Plínio. Plínio Marcos. São Paulo: Global, 2003.
MISKOLCI, Richard. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. 2a ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Autêntica; Ouro Preto: UFOP –Universidade Federal de Ouro Preto, 2013.
PIRANDELLO, Luigi. Henrique IV. In: BERNARDINI, Aurora Fornoni. Henrique IV e Pirandello. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1990. p. 75-170.
RODRIGUES, Jorge Luís Pinto. Impressões de identidade: Histórias e Estórias da formação da imprensa gay no Brasil. Tese (Doutorado em Letras), Universidade Federal Fluminense, 2007.
SANCTUM, Flavio et al. Teatro do oprimido e outros babados: a diversidade sexual em cena. Rio de Janeiro: Metanoia, 2015.
A revista Pitágoras 500 utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.