Banner Portal
Temperar a alma, retemperar os músculos: corpo e História da Educação em Afranio Peixoto
Remote

Palavras-chave

Educação. História. Corpo

Como Citar

GONDRA, José G. Temperar a alma, retemperar os músculos: corpo e História da Educação em Afranio Peixoto. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 22, n. 3, p. 19–34, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643240. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Neste estudo, abordamos alguns aspectos do livro Noções de História da Educação, de Afranio Peixoto. No que se refere aos princípios que inspiram, ordenam e calibram a escrita, observa-se que se trata de campanha em favor da educação integral, na qual os aspectos físico, moral e intelectual deveriam estar articulados e equilibrados. Nem ausência, nem excesso, pois o princípio geral é o da moderação. Observamos, igualmente, que o curso “ditado” no Instituto de Educação é convertido em textbook; uma espécie de dicionário da pedagogia, que procura oferecer às futuras professoras um repertório no qual o tempero dos músculos e da alma roteirizam a história. Por fim, marcada pelo presente do autor, a narrativa de Peixoto procura organizar o presente das professoras, como forma de conduzir suas condutas e definir quando, como e aonde chegar com a intervenção calculada, científica e permanente sobre seus corpos e os corpos dos outros.

Abstract:

In this study, we discuss some aspects of Afranio Peixoto’s book: Noções de História da Educação. With regard to the principles that inspire, order and calibrate writing, it appears that they consist in a campaign in favor of Comprehensive Education in which the physical, moral and intellectual aspects should be articulated and balanced. Neither absence nor excesses, because the general principle is moderation. We also noted that the course “dictated” at the Instituto de Educação is converted into a textbook; a kind of dictionary of pedagogy aiming to offer future teachers a repertoire in which the spice of the muscles and soul serve as the script of the story. Finally, marked by this author’s present, Peixoto’s narrative seeks to organise the teachers’ present in order to guide their attitudes and define when, how and where to get with the calculated, scientific and permanent intervention about their bodies and the bodies of others.

Key words: education. body. history

Remote

Referências

BARROS, Gilda. O Econômico de Xenofonte – retrato da esposa ideal. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2011.

CARVALHO, M. Molde nacional e forma cívica – higiene, moral e trabalho na ABE. Bragança Paulista: EDUSF, 1998.

DUGANN, Stephen Pierce H. A student textbook in the History of Education. New York/ Chicago: D. Appleton and Company, 1916.

GONDRA, J. Artes de civilizar – medicina, higiene e educação escolar na Corte Imperial. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2004.

GONDRA, J.; ASCOLANI, A. Pela classe, pelo livro: a fundação de uma História da Educação para professores, no Brasil e na Argentina. In: VIDAL, D.; ASCOLANI, A.

(Org.). Reformas educativas no Brasil e Argentina. São Paulo: Cortez, 2009.

GONDRA, J.; SILVA, J. C. S. Escritas da história – um estudo da produção de Afranio Peixoto. In: GONDRA, J.; SILVA, J. História da Educação na América Latina: ensinar & escrever. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011a.

GONDRA, J.; SILVA, J. C. S. Textbooks in the history of education: notas para pensar as narrativas de Paul Monroe, Stephen Duggan e Afranio Peixoto. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 6., 2011, Vitória. Anais, 2011b.

GONDRA, J.; SILY, P. Narrativas da história e representações do Estado: um estudo do caso Stephen Duggan (1870-1950). In: INTERNATIONAL STANDING CONFERENCE FOR THE HISTORY OF EDUCATION (ISCHE), 33., 2011, San Luis de Potosi, Mexico. Anais...

LOPES, E. Júlio Afranio Peixoto. In: FAVERO, M. de L.; BRITTO, J. Dicionário de educadores no Brasil. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 2002.

MENDONÇA, A. W. Anísio Teixeira e a universidade de educação. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2002.

MONROE, Paul. História da Educação. 11. ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1976. (Coleção Atualidades Pedagógicas. V. 34).

NUNES, C. Anísio Teixeira – a poesia da ação. Bragança Paulista: EDUSF, 2000.

PEIXOTO, A. Noções de História da Educação. São Paulo: Cia Editora Nacional, 1933.

PEIXOTO, A. Noções de História da Educação. 2. ed. São Paulo: Cia Editora Nacional, 1936a.

PEIXOTO, A. A educação da mulher. São Paulo: Cia Editora Nacional, 1936b.

PEIXOTO, A. Noções de História da Educação. 3. ed. São Paulo: Cia Editora Nacional, 1942.

RIBEIRO, L. Afranio Peixoto. Rio de Janeiro: Edições Conde, 1950.

ROCHA, H. Recordação para professoras: a história da educação brasileira narrada por Afranio Peixoto. In: GONDRA, J. Dos arquivos à escrita da história – a educação brasileira entre o Império e a República. Bragança Paulista: EDUSF, 2002.

SANTOS, Theobaldo M. Noções de História da Educação. 9. ed. São Paulo: Cia Editora Nacional, 1960.

VIEIRA, Carlos. A escrita da História da Educação no Brasil: formando professores através de noções de história. In: Gondra, J.; Silva; J; História da Educação na América Latina: ensinar & escrever. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.