Banner Portal

Pro-Posições

Edição Atual

v. 35 (2024)
Publicado em maio 6, 2024

Escopo: Pro-Posições é um fórum para a apresentação e discussão de novas pesquisas e abordagens teóricas que, independentemente da área de conhecimento, contribuam para a reflexão crítica sobre as várias dimensões da Educação. A revista acolhe a produção original do campo e publica artigos em diferentes formatos, gêneros e estilos. O periódico ocupa uma posição consolidada como uma das principais publicações na área das Ciências da Educação, atingindo significativa variedade temática e conceitual e oferecendo um amplo escopo internacional, apoiado por seu corpo editorial. São publicados artigos, ensaios e revisões bibliográficas originais. Textos submetidos são apreciados supondo-se que não foram previamente publicados e que não estão sendo examinados para publicação por nenhum outro periódico ou editora.
Qualis: A1
Área do conhecimento: Ciências Humanas
Ano de fundação: 1990
e-ISSN:  1980-6248
Título abreviado: Pro-Posições
E-mail: proposic@unicamp.br
Unidade: FE
Editor: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
Prefixo DOI: 10.1590 (SciELO)
Licença Creative Commons

Artigos

e2024c0101BR
Sujeitos históricos e ensino sob a ótica de Eduardo Coutinho: proposta para a formação de professores de história
REMOTO REMOTO (English)
e2024c0102EN
Considerações sobre o ensino médio, a evasão escolar e a juventude no contexto da pandemia na Argentina
REMOTO (English)
e2024c0103BR
A política educacional da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC): um olhar a partir da biopolítica
REMOTO REMOTO (English)
e2024c0104BR
Sínteses da apropriação do conceito de Educação Estética de Vigotski no Ensino de Arte brasileiro (2006-2020)
REMOTO REMOTO (English)
e2024c0105BR
Os efeitos de Maio de 68 na trajetória de Jacques Rancière: a dicotomia althusseriana entre ciência e ideologia colocada em xeque
REMOTO REMOTO (English)
e2024c0106BR
As pessoas que passavam xingavam ela de “macaca”: as facetas do racismo em textos infantis
REMOTO REMOTO (English)
e2024c0201BR
Violência escolar e o exercício da autoridade do professor: um estudo com adolescentes de São Paulo
REMOTO REMOTO (English)
e2024c0301BR
Paulo Freire e bell hooks: um encontro nos Estados Unidos
REMOTO REMOTO (English)
e2024c0302BR
Desenvolvimento profissional e preocupações docentes: uma análise com professores de educação física brasileiros
REMOTO REMOTO (English)
e2024c0303BR
Palhaceando pelo Brasil: um panorama sobre o ensino de palhaças e palhaços brasileiros
REMOTO REMOTO (English)
e2024c0304BR
Crítica e virtude como autoformação do sujeito: Judith Butler como leitora de Michel Foucault
REMOTO REMOTO (English)
e2024c0305BR
O direito à educação infantil do/no campo
REMOTO REMOTO (English)
e2024c0401BR
O uso do banco de dados de uma pesquisa longitudinal e etnográfica: discussões teórico-metodológicas
REMOTO REMOTO (English)
e2024c0402BR
A patrimonialização da escola: implementação de espaços de memória em instituições educacionais de Sergipe (2005- 2018)
REMOTO REMOTO (English)
e2024c0403BR
Escrita e reescrita de narrativas ficcionais orientadas pelas propostas criativas de Gianni Rodari
REMOTO REMOTO (English)
e2024c0404BR
Evasão de curso e do sistema na graduação de saúde coletiva
REMOTO REMOTO (English)
e2024c0405
A aprendizagem ao longo da vida e a infinita reinvenção profissional
REMOTO REMOTO (English)
e2024c0501
O conceito de formagir na perspectiva de Paulo Freire
REMOTO REMOTO (English)
e2024c0502
Educação física e saúde: a compreensão de professores e gestores escolares
REMOTO (English)
e2024c0503
Circulação do livro escolar na imprensa local (1840-1940): o Paiz, Publicador Maranhense e Pacotilha
REMOTO REMOTO (English)
e2024c0504
Etnografia realista: uma proposta para vivenciar um objeto de estudo “na própria pele"
REMOTO
e2024c0505
Fundação Itaú Social, Renaissance 2010, desigualdades e segregação: análise crítica da aplicação do modelo educacional estadunidense no Brasil
REMOTO REMOTO (English)
e2024c0601
Mobilidade estudantil internacional como promotora de laços educacionais e institucionais: o caso dos Institutos Confúcio no Brasil
REMOTO REMOTO (English)
e2024c0701
Programa Promove-Pais adaptado para responsáveis de crianças e adolescentes com TDAH
PDF PDF (English)
e2024c0702
Gesto motor: uma lacuna entre habilidades motoras e avaliação do movimento
PDF PDF (English)
e2024c0703
Dança na formação inicial em educação física: o percurso formativo de docentes universitárias em cena
PDF
e2024c0704
O desafio de ensinar Educação Física na perspectiva da educação republicana e democrática
PDF PDF (English)
e2024c0705
O marco curricular nacional uruguaio: ensino por competências e educação física
PDF (Español (España))
e2024c0901
Plebeyización y caridad en el Opus Dei: un estudio sobre los eventos de recaudación de fondos
PDF (Español (España))
e2024c0902
Formação continuada de professores de Educação Física em Manaus/AM: problematizando a relação entre inovação e desinvestimento da docência
PDF PDF (English)
e2024c0903
Tornar-se sujeito de uma profissão: contornos de si gestados entre os fragmentos de um currículo de formação em Educação Física
PDF PDF (English)
e2024c0904
O trote como crise sacrificial na universidade: a violência fora de controle
PDF PDF (English)
e2024c0905
Pedagogia da democracia: a educação da classe trabalhadora nos primeiros escritos de Paulo Freire
PDF PDF (English)
e2024c0802BR
Trajetórias escolares de estudantes do Ensino médio do Colégio Pedro II: um estudo exploratório sobre repetência
REMOTO REMOTO (English)
e2024c0803BR
Corpo, perigo, doença e morte: representações de crianças maranhenses sobre o coronavírus
REMOTO REMOTO (English)
e2024c0804BR
Da historiografia do espaço escolar à história do lugar-escola
REMOTO REMOTO (English)
e20240805BR
Percepção de riscos de desastres entre alunos de escola pública: contribuições à Ciência Cidadã e à aprendizagem social
REMOTO REMOTO (English)
e2024c0806BR
Adolescência, experiências adversas e competências socioemocionais: diferenças de gênero
REMOTO REMOTO (English)
e2024c1002BR
Plano estadual de educação de São Paulo (2016-2026): debates e embates
REMOTO REMOTO (English)
e2024c1003BR
Xenofobia racializada: desigualdade na acolhida a estudantes imigrantes como desafio à educação em Direitos Humanos
REMOTO REMOTO (English)
e2024c1004BR
Juros no contexto da educação financeira crítica e aprendizagem matemática: um estudo sob aspectos dos registros de representação semiótica
REMOTO REMOTO (English)
e2024c1101BR
Interação universidade-setor público e a percepção dos docentes da Unicamp: um estudo exploratório
REMOTO REMOTO (English)
e2024c1102BR
Uma criança vigotskiana? Considerações sobre a concepção de criança no trabalho pedagógico escolar
REMOTO
e2024c1103BR
Quem é você, professor que ensina matemática? Biografização e identidade docente a partir de memoriais de formação
REMOTO REMOTO (English)
e2024c1104BR
Redes de colaboração autoral no ensino de sociologia: identificando microrredes e agentes sociais
REMOTO REMOTO (English)
e2024c1105BR
Escolas de formação de juízes: antecedentes históricos da formação profissional de magistrados no Brasil
REMOTO REMOTO (English)
e2024c1106BR
Pensando cinema e educação em um contexto decolonial: regras do jogo e pedagogias
REMOTO
e2024c1201BR
O piquenique: lugar de uma educação pela natureza no Brasil (1900-1950)
REMOTO
e2024c1202BR
Língua, texto e discurso: as unidades materiais do processo de alfabetização em um documento de referência curricular
REMOTO
e2024c1203BR
O que pode a escrita de jovens em fandoms?
REMOTO REMOTO (English)
e2024c1204BR
Arte na educação infantil: proposições, concepções, reflexões em narrativas docentes
REMOTO
e2024c1205BR
Educação infantil pública: lugar de encontro de múltiplas infâncias
REMOTO

Leituras e Resenhas

Antonio Carlos Dias Júnior, Aline de Souza Pereira
e2024d0201BR
Constelações freirianas: lutas, afetos e memórias
REMOTO
Ieda Parra Barbosa-Rinaldi , Camila Rinaldi Bisconsini, Ademir Faria Pires, Lara Vinholes, Juliana Pizani
e2024d0202BR
Memórias de professoras e o uso de cartas como ferramenta pedagógica
REMOTO
Arcenira Resende Lopes Targino
e2024d0203BR
Narrativas míticas como patrimônio da cultura imaterial do Ibitipoca
REMOTO
Cláudio Rodrigues da Silva
e2024d0801BR
O outro lado da educação baseada em evidências
REMOTO
Ver Todas as Edições