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Violência escolar e o exercício da autoridade do professor
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Palavras-chave

Violência escolar
Autoridade docente
Vitimização
Adolescente
Socialização

Como Citar

GOMES, Aline Morais Mizutani; PICCIRILLO, Debora; THEODORO, Renan; KOMATSU, André Vilela. Violência escolar e o exercício da autoridade do professor: um estudo com adolescentes de São Paulo. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 35, p. e2024c0201BR, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8676568. Acesso em: 7 out. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Este artigo investigou a violência escolar a partir de um survey longitudinal realizado com adolescentes de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa quantitativa que analisou a relação entre a experiência e a prática de violências pelos adolescentes e suas percepções sobre o clima escolar e sobre a autoridade dos(as) professores(as) por meio de um modelo de equação estrutural. Os resultados demonstraram que a vitimização escolar e a agressão relacional estão relacionadas entre si e influenciam negativamente a avaliação do clima escolar e da legitimidade dos(as) professores(as). Por sua vez, quando os(as) professores(as) exercem seu poder pautados em valores como respeito e imparcialidade, há um efeito positivo sobre a percepção dos alunos, o que pode ser uma chave para evitar os conflitos.

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