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Sínteses da apropriação do conceito de Educação Estética de Vigotski no Ensino de Arte brasileiro (2006-2020)
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Palavras-chave

Educação estética
Ensino de arte
Vigotski
Vivência
Experiência

Como Citar

ALMEIDA, Marilene Oliveira; BARROS, Gelka Arruda de; CAMPOS, Regina Helena de Freitas; ARAÚJO, Christiane Campos de; CAÑETE, Lilian Sipoli Carneiro. Sínteses da apropriação do conceito de Educação Estética de Vigotski no Ensino de Arte brasileiro (2006-2020). Pro-Posições, Campinas, SP, v. 35, p. e2024c0104BR, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8676015. Acesso em: 7 out. 2024.

Resumo

A teoria histórico-cultural, criada pelos pesquisadores russos Vigotski, Leontiev e Luria entre 1920 e 1930, alcança os pesquisadores de Psicologia e Educação no Brasil a partir de 1980, apresentando uma nova dimensão para a formação e atuação desses profissionais. Com base nesse pressuposto, realizou-se revisão sistemática da literatura científica brasileira entre 2006-2020 em busca de artigos publicados em áreas de interseção entre a Psicologia da Educação e a Arte Educação, visando a identificar a circulação, recepção e apropriação do conceito de educação estética de Vigotski. Os resultados encontrados coadunam com estudos de teóricos que consideram os conceitos de “vivência” e “meio” como essenciais para a compreensão da teoria histórico-cultural.

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