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Crítica e virtude como autoformação do sujeito
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Palavras-chave

Crítica
Virtude
Autoformação
Normatividade

Como Citar

DALBOSCO , Cláudio Almir; CENCI, Angelo Vitório; GOERGEN, Pedro Laudinor. Crítica e virtude como autoformação do sujeito: Judith Butler como leitora de Michel Foucault . Pro-Posições, Campinas, SP, v. 35, p. e2024c0304BR, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8676952. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Judith Butler explora produtivamente a ampliação do espectro do conceito de “crítica” em Foucault. O nexo entre crítica e formação e entre autocrítica e autoformação permeia a argumentação dos dois autores, mas Butler indica o quanto a própria crítica como virtude, tematizada por Foucault, precisa da dimensão formativa para poder esclarecer a si mesma num contexto teórico pós-fundacionalista e de normatividade não prescritiva. Pretende-se mostrar que, com esse passo, a reconstrução do problema feita por Butler alcança novo patamar, tanto clareando o significado de autoformação do sujeito quanto indicando, com maior precisão, o novo sentido assumido pela noção foucaultiana de “crítica” como virtude.

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