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Sujeitos históricos e ensino sob a ótica de Eduardo Coutinho
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Palavras-chave

Ensino de história
Cinema e ensino
Sujeitos históricos
Processo formativo

Como Citar

PERINELLI NETO, Humberto; PAZIANI, Rodrigo Ribeiro. Sujeitos históricos e ensino sob a ótica de Eduardo Coutinho: proposta para a formação de professores de história. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 35, p. e2024c0101BR, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675991. Acesso em: 7 out. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

O presente trabalho apresenta reflexões sobre as contribuições oportunizadas pelos filmes de conversação de Eduardo Coutinho para delineamento de reflexões associadas ao conceito de sujeito histórico, a ser mobilizado no ensino de história. Tal pesquisa apresenta abordagem qualitativa, natureza aplicada e explicação, mediante emprego de análise bibliográfico, análise documental e observações sistemáticas, segundo perspectiva do tipo ex-post-facto. Os filmes de Coutinho apresentam mulheres, velhos, negros, pobres, periféricos e nordestinos, de modo a tratar com significância suas experiências de vida. A apropriação pedagógica desses filmes é pertinente para construção de processo formativo que se pauta pela abordagem de sujeito histórico a partir de concepções como as dos excluídos/subalternos/de baixo e que é voltado para professores que lecionam História na Educação Básica.

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