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Desenvolvimento profissional e preocupações docentes
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Palavras-chave

Professores
Inquietações
Carreira docente

Como Citar

VIEIRA, Suelen Vicente; PIOVANI, Verónica Gabriela Silva; BOTH, Jorge. Desenvolvimento profissional e preocupações docentes: uma análise com professores de educação física brasileiros . Pro-Posições, Campinas, SP, v. 35, p. e2024c0302BR, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8676949. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar quais são as preocupações apresentadas pelos professores durante o desenvolvimento da carreira que não estão presentes no constructo de preocupações de Fuller e Bown (1975). Participaram da pesquisa 20 professores de Educação Física em diferentes momentos da carreira. Na coleta e análise de dados, utilizaram-se a entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo. Foram evidenciadas duas dimensões de preocupações emergentes: políticas públicas e questões sociais, presentes durante toda a carreira. Foram encontrados dois indicadores para a dimensão consigo: formação docente e saúde. As preocupações emergentes dos professores de Educação Física permeiam as situações existentes entre a escola e o contexto social e que afetam a rotina escolar.

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