Banner Portal
Palhaceando pelo Brasil
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Palhaço
Ensino
Brasil
Arte cênicas

Como Citar

BRACCIALLI , Felipe; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Palhaceando pelo Brasil: um panorama sobre o ensino de palhaças e palhaços brasileiros. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 35, p. e2024c0303BR, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8676950. Acesso em: 30 jun. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Sedimentada na cultura moderna e fortemente atrelada ao circo, a arte do palhaço e da palhaça revela-se como um profícuo espaço para a reflexão da formação artística. Este artigo pretende oferecer um olhar crítico para os processos que os formadores e as formadoras de palhaços e palhaças receberam em suas formações artísticas. A partir dos dados resultantes de um questionário online realizado em 2019 e divulgado em redes sociais, encontramos 110 profissionais do ensino da palhaçada espalhados pelas cinco regiões do Brasil. Ao analisar as respostas obtidas, podemos delinear um primeiro entendimento dos diversos processos de formação de palhaços e palhaças que estão acontecendo no país. Um olhar crítico para o que foi e está sendo feito possibilita um aperfeiçoamento do que poderá ser aprimorado no futuro.

PDF
PDF (English)

Referências

Avanzi, R., & Tamaoki, V. T. (2004). Circo Nerino. Pindorama Circus; Códex.

Azevedo, R. T. (2017). Redução de danos e vínculos com usuários de drogas: a escuta do olhar de um palhaço [Dissertação de Mestrado]. Universidade Federal de Uberlândia.

Bolognesi, M. F. (2003). Palhaços. Editora Unesp.

Bolognesi, M. F., Silva, D. M. da, Duarte, F. J., Nascimento, M. S. do, Silva, P. E. da, & Bastos, S. (2019). Tubinho: O teatro no circo (2001-2016) Paco Editorial.

Bortoleto, M. A. C., Silva. E. (2017). Circo: Educando entre as gretas. Revista Rascunhos, 4(2), 104-117. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/38646/20691

Bourdieu, P., Nogueira, M. A., & Catani, A. (1998). Escritos de Educação: Pierre Bourdieu. Vozes.

Braccialli, F., & Bortoleto, M. A. C. (2020). A Multiplicidade dos ensinos de palhaças e palhaços na extensão universitária. In A. A. Soares, Sociedade, Cultura, Educação e Extensões na Amazônia Alexa Cultural.

Castro, A. V. de. (2005). Elogio da bobagem – Palhaços no Brasil e no mundo Família Bastos.

Castro, L. (2019). Palhaço: multiplicidade, performance e hibridismo Moura.

Coburn, V., & Morrison, S. (2013). Clown Through Mask: the pioneering work of Richard Pochinko as practised by Sue Morrison Intellect.

Fernandes, F. M. (2012). Levando a sério a palhaçada: um estudo da natureza ambivalente do riso [Dissertação de Mestrado]. Universidade Federal de Minas Gerais.

Flórez, L. V. C. (2019). A alegria de ser quem é: uma formação palhaça de professores para a diversidade [Tese de Doutorado]. Universidade Federal da Bahia.

Gaulier, P. (2016). O atormentador: minhas ideias sobre teatro Edições Sesc São Paulo.

Lecoq, J. (2010). O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral Editora Sesc São Paulo.

Marinho, A. D. M. (2015). O espírito do doutor palhaço: palhaçoterapia e produção de saber em espiritualidade e humanização em saúde [Dissertação de Mestrado]. Universidade Federal do Ceará.

Miranda, A. C. M. (2016). A Educação Física na constituição do corpo poético em Jacques Lecoq [Tese de Doutorado]. Universidade Estadual de Maringá.

Nogueira, W. (2005). Doutores da Alegria: o lado invisível da vida CSN.

Rosa, H. (2020). Aceleração: a transformação das estruturas temporais na modernidade Editora Unesp.

Sacchet, P. de O. F. (2009). Da discussão “Clown ou Palhaço” às permeabilidades de clownear-palhaçar [Dissertação de Mestrado]. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Sennett, R. (2009). O Artífice Record.

Seyssel, W. (1997). Arrelia: uma autobriografia IBRASA.

Silva, E. (2011). O novo está em outro lugar. In Palco Giratório, Rede Sesc de Difusão e Intercâmbio das Artes Cênicas (pp. 12-21). SESC.

Silva, P. E. (2015). A formação do palhaço circense [Dissertação de Mestrado]. Universidade Estadual Paulista.

Silva, R. R. M. da. (2019). Développement d’une pédagogie du jeu clownesque: um parcours entre Brésil et Europe [Tese de Doutorado]. Université Paul-Valéry Montpellier 3.

Soares, M. R. (2019). Palhaço/a como ser do contrário e provocador/a do riso: uma trajetória em formação [Tese de Doutorado]. Universidade Estadual de Campinas.

Souza, R. M. de. (2012). Rizoma deleuze-guattariano: representação, conceito e algumas aproximações com a educação. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, 18, 234-259.

Vinuto, J. (2014). A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, 22(44), 203-220. https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/10977

Wuo, A. E. (2011). O Clown visitador: comicidade, arte e lazer para crianças hospitalizadas EDUFU.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Pro-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.