Banner Portal
A política educacional da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
REMOTO
REMOTO (English)

Palavras-chave

Política educacional
Biopolítica
Cidadania
Vida nua
Morte

Como Citar

TREVISAN , Amarildo Luiz. A política educacional da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC): um olhar a partir da biopolítica. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 35, p. e2024c0103BR, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675994. Acesso em: 17 jul. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

O artigo procura efetuar o debate sobre o tema da política educacional da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto epistemológico da biopolítica. Agrega autores e obras do cenário mundial que contribuem para elucidar elementos presentes neste contexto, como os conceitos de “vida” e “morte”, “cidadania” e “vida nua”. Apresenta as críticas de alguns educadores brasileiros ao tema, concentrando-se especialmente no diagnóstico de Dermeval Saviani, um dos referenciais importantes da área da política educacional brasileira. Conclui que tais conceitos podem lançar uma nova luz compreensiva sobre o assunto tratado, demonstrando assim a fragilidade de tal política educacional que, ao se pautar por critérios exclusivamente biopolíticos, exclui uma formação ampliada e cidadã.

REMOTO
REMOTO (English)

Referências

Agamben, G. (2002). Homo sacer: o poder soberano e a vida nua 1 Editora UFMG.

Amaral, M. M. do, & Santos, E. O. dos. (2018). Biopolíticas de currículo: notas de uma pesquisa-formação na cibercultura. Acta Scientiarum. Education, 40(2), 1-12. https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/36086/751375137557

Araujo, R. M. L. (2018). A reforma do ensino médio do governo Temer, a educação básica mínima e o cerco ao futuro dos jovens pobres. HOLOS, 34(08), 219-232.

Arendt, H. (2016). A condição humana Forense Universitária.

Azevedo, M. C. (2019). Biopolítica e formação: vida, potência e profanação na educação Appris.

Ball, S. J. (2005, setembro/dezembro). Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de Pesquisa, 35(126), 539-564.

Ball, S. J. (2013). Foucault, power, and education Routledge.

Barbieri, S. C. R. (2021). O silenciamento da voz docente na BNCC Educs.

Benjamin, W. (2013). Para a crítica da violência. In W. Benjamim, Escritos sobre mito e linguagem (pp. 121-156). Duas Cidades; Editora 34.

Brasil. (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 dez. 1996. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm

Brasil. (2015). Portaria N.º 592, de 17 de junho de 2015. Institui Comissão de Especialistas para a Elaboração de Proposta da Base Nacional Comum Curricular. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Nº 114, quinta-feira, 18 de junho de 2015. Seção I.

Brasil. (2017). Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília, MEC; CONSED; UNDIME. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf

Cavalcante, R. M. L. (2021, dezembro). As rupturas epistemológicas nas ciências da vida segundo a arqueologia de Michel Foucault. Kínesis, XIII(35), 298-315.

Esposito, R. (2011). Bíos, biopolítica y filosofía Buenos Aires: Amarrortu.

Ferreti, C. J., & Silva, M. R. da. (2017). Reforma do ensino médio no contexto da Medida Provisória n° 746/2016: Estado, currículo e disputas por hegemonia. Educação & Sociedade, 38(139), 385-404. https://dx.doi.org/10.1590/es0101--‐73302017176607

Foucault, M. (1999a). Em defesa da sociedade (Maria Ermantina Galvão, Trad.). Martins Fontes.

Foucault, M. (1999b). História da sexualidade I: a vontade de saber Graal.

Foucault, M. (2012). Nacimiento de la biopolítica Akal.

Frigotto, G. (2022, março). Reforma do ensino médio representa uma regressão e uma traição aos jovens e ao país. Entrevistador: João Vitor Santos. Entrevista concedida ao Jornal do Instituto Humanitas - Unisinos. https://www.ihu.unisinos.br/159-noticias/entrevistas/616742-reforma-do-ensino-medio-representa-uma-regressao-e-uma-traicao-aos-jovens-e-ao-pais-entrevista-especial-com-gaudencio-frigotto

Hardt, M., & Negri, A. (2018). Multidão: guerra e democracia na era do Império Record.

Lei Federal 13.005, de 25 de junho de 2014. (2014). Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm

Mainardes, J. (2017). A pesquisa sobre política educacional no Brasil: análise de aspectos teórico-epistemológicos. Educação em Revista, 33, 1-25.

Rabinow, P., & Rose, N. (2006, abril). O conceito de biopoder hoje. Política & Trabalho – Revista de Ciências Sociais, 24, 27-57.

Ravitch, D. (2011). Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação Sulina.

Ricci, R. (1999, abril). O perfil do educador para o século XXI: de boi de coice a boi de cambão. Educação & Sociedade, XX (66), 143-178.

Saviani, D. (2016a). Da LDB (1996) ao novo PNE (2014-2024): por uma outra política educacional (5ª ed.). Autores Associados.

Saviani, D. (2016b, agosto 9). Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento-revista de educação, 4, 54-84.

Saviani, D. (2018a, abril/junho). Política educacional no Brasil após a ditadura militar. Rev. HISTEDBR On-line, 18(2) [76], 291-304.

Saviani, D. (2018b). Dermeval Saviani afirma que golpe retrocedeu a educação para 1940. Entrevista publicada no APP-SINDICATO Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná. https://appsindicato.org.br/dermeval-saviani-afirma-que-golpe-retrocedeu-a-educacao-para-1940/

Ségala, K. de F. (2018). A atuação do movimento ‘Todos pela Educação’ na educação básica brasileira: do empresariamento ao controle ideológico [Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Federal de Viçosa, MG].

Selles, S. E. (2018, agosto). Editorial: A BNCC e a Resolução CNE/CP no 2/2015 para a formação docente: a “carroça na frente dos bois”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 35(2), 337-344.

Severino, A. J. (2006, setembro/dezembro). A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. Educação e Pesquisa, 32(3), 619-634.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Pro-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.