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As roupas destinadas aos exercícios físicos e ao esporte: nova sensibilidade, nova educação do corpo (Brasil, 1920-1940)
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Palavras-chave

Educação do corpo. Roupas esportivas. Higiene corporal

Como Citar

SOARE, Carmen Lúcia. As roupas destinadas aos exercícios físicos e ao esporte: nova sensibilidade, nova educação do corpo (Brasil, 1920-1940). Pro-Posições, Campinas, SP, v. 22, n. 3, p. 81–96, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643246. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

As roupas possuem lugar privilegiado na história da humanidade e sua especificidade sexual, étnica, religiosa, política ou cotidiana, revela esse lugar. A vestimenta constitui característica fundamental dos seres humanos, e o ato de vestir-se obedece a determinações sociais, sendo resultado de um laborioso processo de transformação de sensibilidades em relação ao corpo e a sua exibição; de tolerância à nudez e à natureza corporal. Este trabalho dedica-se ao levantamento, à seleção e à análise de reportagens e imagens publicadas em revistas brasileiras pertencentes ao domínio da educação física e do esporte entre os anos de 1920 e 1940 e tem como objetivo compreender as justificativas elaboradas para o uso de roupas específicas nessas práticas, em suas dimensões higiênicas, morais e estéticas, presentes nos argumentos desenvolvidos no período. As fontes trabalhadas são três revistas publicadas no Brasil no período delimitado para este estudo.

Abstract:

The clothes occupy a privileged place in the history of humanity and its sexual, ethnic, religious, political or daily specifics reveal this positioning. A piece of clothing constitutes a fundamental human being attribute and the act of dressing obeys social determinations, which are the result of a laborious process of awareness transformation related to the body and its exposure, the tolerance to nudity and body nature. This work aims to locate, select and analyze articles and images published in Brazilian newspapers that belong to the domain of Physical Education and Sports between the years of 1920 and 1940 and seeks to understand the reasons for the use of specific clothes in these practices in their hygienic, moral and aesthetic dimensions, present in the arguments developed in that period. The analysed sources consist in three magazines published in Brazil during the period delimited for this study.

Key words: Body education. Sportswear. Body hygiene

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