Banner Portal
Gramsci, os intelectuais e suas funções científico-filosófica, educativo-cultural e política
Remote

Palavras-chave

Antônio Gramsci. Educação. Engajamento. Hegemonia. Intelectuais

Como Citar

MARTINS, Marcos Francisco. Gramsci, os intelectuais e suas funções científico-filosófica, educativo-cultural e política. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 22, n. 3, p. 131–148, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643249. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

À luz da concepção gramsciana de intelectual, vista sob o prisma do engajamento político, o texto apresenta uma leitura de suas funções científico-filosófica, educativo-cultural e política, na disputa pela hegemonia que se trava entre as classes na realidade capitalista. Destaca-se a dificuldade de conceituar o termo “intelectual”, pois ele suscita significados variados e é utilizado de diferentes formas para identificar indivíduos e/ou grupos sociais na ação sociopolítica e educativa; e apresenta-se a concepção gramsciana de intelectual, orientada pela marxiana categoria de classe

Abstract:

Based on the Gramscian concept of intellectuals, seen through the political engagement perspective, the text presents a reflection on their scientific-philosophical, educational-cultural and political roles in the struggle for hegemony among the classes in a capitalist environment. It is here highlighted the difficulty in conceptualizing “intellectual”, because the term generates various meanings and is used in different ways to identify individuals and/or social groups in social-political and educational actions, and we present the Gramscian conception of intellectual, driven by the Marxian class category.

Key words: Antonio Gramsci. Education. Engagement. Hegemony. Intellectuals

Remote

Referências

BIANCHI, Á. O laboratório de Gramsci: filosofia, história e política. São Paulo: Alameda, 2008.

BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de política. Trad. de Carmen C. Varrialle et al. 4. ed. Brasília-DF: Editora da UNB, 1992.

GOHN, M. da G. Movimentos sociais e educação. São Paulo: Cortez, 2009.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Antonio Gramsci: introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. Ed. e trad. de Carlos N. Coutinho. Coed. de Luiz S. Henriques e Marco A. Nogueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. v. 1.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere, v. 2 — Antonio Gramsci: os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Ed. e trad. de Carlos N, Coutinho. Coed. de Luiz S. Henriques e Marco A. Nogueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000a.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere, v. 3 — Antonio Gramsci: Maquiavel. Notas sobre o Estado e a política. Ed. e trad. de Carlos N. Coutinho. Coed. de Luiz S. Henriques e Marco A. Nogueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000b.

GRAMSCI, A. Escritos políticos, v. 2. Org. e trad. de Carlos N. Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

GRAMSCI, A. Cartas do cárcere, v. 1: 1926-1930 — Antonio Gramsci. Trad. de Luiz S. Henriques. Org. Carlos N. Coutinho e Luiz S. Henriques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

MARTINS, M. F. Ensino técnico e globalização: cidadania ou submissão? Campinas-SP: Autores Associados, 2000. (Col. Polêmicas do nosso tempo, v. 71) MARTINS, M. F. Marx, Gramsci e o conhecimento: ruptura ou continuidade? CampinasSP: Autores Associados; Americana-SP: Unisal, 2008a. (Col. Educação contemporânea).

MARTINS, M. F. Pedagogia do engajamento: considerações sobre a desumanização e as possibilidades de sua superação. Práxis Educativa, Ponta Grossa- PR, v. 3, n. 1, p. 55-66, jan.-jun. 2008b.

MARX, K. Teses sobre Feuerbach. In: MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã (Feuerbach). Trad. de José C. Bruni e Marco A. Nogueira. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 1986.

MARX, K. Prefácio. In: MARX, K. Para a crítica da economia política. Trad. de José C. Bruni, José A. Giannotti, Edgard Malagodi e Walter Rehfeld. 5. ed. São Paulo, Abril Cultural, 1991. (Col. Os pensadores; v. 12).

MARX, K. O capital: crítica da economia política. Trad. de Reginaldo Sant’Ana. 17. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. v. 1 e 2.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Moraes, 1984. 1º cap. seguido das Teses sobre Feuerbach.

MAXIMO, A. C. Os intelectuais e a educação das massas. Campinas-SP: Autores Associados, 2000. (Col. Polêmicas do nosso tempo; v. 76) ORTEGA Y GASSET, José. A rebelião das massas. 3. ed. Rio de Janeiro: Livro IberoAmericano, 1971.

PICOLOTTO, E. L. Movimentos sociais: abordagens clássicas e contemporâneas. CSOnline – Revista Eletrônica de Ciências Sociais, ano 1, n. 2, nov.- 2007. Disponível em: http://www.editoraufjf.com.br/revista/index.php/csonline/article/view/358. Acesso em: 15 mar. 2011.

PORTELLI, H. Gramsci e o bloco histórico. 5. ed. Trad. de Angelina Peçanha. São Paulo: Paz e Terra, 1990.

SAVIANI, D. Gramsci na educação brasileira. In: RAGAZZINI, D. Teoria da personalidade na sociedade de massa – a contribuição de Gramsci. Trad. de Maria de L. M. Campinas-SP: Autores Associados, 2005.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.