Resumo
Um dos maiores desafios da educação contemporânea é a superação das desigualdades educacionais, notadamente as voltadas aos povos indígenas, aos imigrantes e à população de baixa renda. O palco desse paradoxo reflete um estado de cristalização de práticas docentes, que se pautam em métodos pedagógicos concebidos para grupos homogêneos. As abordagens filosóficas que sustentam os projetos de educação multicultural nas escolas oscilam entre um continuum de esforços simbólicos ou compensatórios até proposições mais críticas, que englobam preceitos de transformação sistêmica na educação e na sociedade (Schoormana; Bogotchb, 2009).Referências
MCLAREN, P. White terror and oppositional agency: towards a critical multiculturalism. In: GOLDBERT, D. T. (Org.). Multiculturalism: A Critical Reader. Cambridge: Blackwell, 1994. p. 45–74.
SCHOORMANA, D.; BOGOTCHB, I. Conceptualisations of multicultural education among teachers: Implications for practice in universities and schools. Teaching and Teacher Education, Oxford, v. 26, n. 4, p. 1041-1048, 2010.
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