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Apresentação Educação fronteiriça Brasil/Uruguai, línguas e sujeitos
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Como Citar

BEHARES, Luis Ernesto. Apresentação Educação fronteiriça Brasil/Uruguai, línguas e sujeitos. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 21, n. 3, p. 17–24, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643314. Acesso em: 22 abr. 2024.

Resumo

As áreas de fronteira uruguaio-brasileiras e brasileiro-uruguaias, ou seja, aquelas regiões que formam parte do extremo sul do estado do Rio Grande do Sul no Brasil e dos Departamentos uruguaios de Artigas, Rivera e Cerro Largo apresentam importantes diferenças nos aspectos social, cultural e linguístico no contexto dos respectivos países. As áreas fronteiriças dos dois países são o produto de histórias diferentes, que incluíram alguns processos conjuntos e outros de evidente dissimilitude. A história política (formando parte da histó- ria do Brasil ou do Uruguai, por separado) dessas regiões contrasta, em muitos momentos, com a história social, populacional, cultural e linguística e seus efeitos, no presente. Por diversos motivos, essas diferenças estão implicadas na educação e, por outro lado, têm na educação um dos seus fatores constitutivos.
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