Banner Portal
Apresentação Educação fronteiriça Brasil/Uruguai, línguas e sujeitos
Remote

Como Citar

BEHARES, Luis Ernesto. Apresentação Educação fronteiriça Brasil/Uruguai, línguas e sujeitos. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 21, n. 3, p. 17–24, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643314. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

As áreas de fronteira uruguaio-brasileiras e brasileiro-uruguaias, ou seja, aquelas regiões que formam parte do extremo sul do estado do Rio Grande do Sul no Brasil e dos Departamentos uruguaios de Artigas, Rivera e Cerro Largo apresentam importantes diferenças nos aspectos social, cultural e linguístico no contexto dos respectivos países. As áreas fronteiriças dos dois países são o produto de histórias diferentes, que incluíram alguns processos conjuntos e outros de evidente dissimilitude. A história política (formando parte da histó- ria do Brasil ou do Uruguai, por separado) dessas regiões contrasta, em muitos momentos, com a história social, populacional, cultural e linguística e seus efeitos, no presente. Por diversos motivos, essas diferenças estão implicadas na educação e, por outro lado, têm na educação um dos seus fatores constitutivos.
Remote

Referências

ANEP. Documentos de la Comisión de Políticas Lingüísticas en la Educación Pública. Administración Nacional de Educación Pública, Montevideo: Consejo Directivo Central, 2008.

BARRIOS, G. Planificación lingüística e integración regional: el Uruguay y la zona de frontera. In: TRINDADE, A. M.; BEHARES, L. E. (Org.) Fronteiras, educação, integração. Santa Maria: Pallotti, 1996. p. 83-10.

BEHARES, L.E. Planificación lingüística y educación en la frontera Uruguaya con Brasil. Montevideo: Intituto Interamericano del Niño/OEA, 1985.

BEHARES, L. E. Portugués del Uruguay y educación fronteriza. In: BROVETTO, C; GEYMONAT, J.; BRIAN, N. (Comp.) Portugués del Uruguay y educación bilíngüe. Montevideo: ANEP – CEP,. 2007. p. 99-171.

BEHARES, L. E.; BROVETTO, C. Sobre las referencias al dominio lingüístico en las leyes de educación de Uruguay. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES DE POLÍTICAS LINGÜISTICAS, 4., 2009, Santa Maria: Associação de Universidades Grupo Montevideo/Universidade Federal de Santa Maria,, 2009. p. 95-102.

BERTOLOTTI, V.; CAVIGLIA, S; COLL, M.; FERNÁNDEZ, M. Documentos para la historia del portugués en el Uruguay. Montevideo: Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. Universidad de la República, 2005.

BROVETTO, C.; GEYMONAT, J.; BRIAN, N. Una experiencia de educación bilingüe español – portugués en escuelas de la zona fronteriza. In: BROVETTO, C.;. GEYMONAT, J.; BRIAN, N. (Comp.) Portugués del Uruguay y educación bilíngüe. Montevideo: ANEP – CEP, 2007. p. 9-47.

CARVALHO, A. M. Diagnóstico sociolingüístico de comunidades escolares fronterizas en el norte del Uruguay. In: BROVETTO, C.; GEYMONAT, J; BRIAN, N. (Comp.) Portugués del Uruguay y educación bilíngüe. Montevideo: ANEP – CEP, 2007. p. 49-98.

COLOMBO, S. La formación de maestros y la cuestión de la(s) frontera(s). Aspectos institucionales. In: TRINDADE, A. M.; BEHARES, L. E. (Org.) Fronteiras, educação, integração. Santa Maria: ANEP – CEP, 1996. p. 231-244.

ELIZAINCÍN, Adolfo. Dialectos en contacto. Español y portugués en España y en América. Montevideo: Arca, 1992.

ELIZAINCÍN, A.; BEHARES, L. E.; BARRIOS, G. Nós falemo brasilero. Dialectos portugueses en Uruguay. Montevideo: Universidad de la República, 1987.

GUIMARÃES, E. Semântica do acontecimento. Campinas — SP: Pontes, 2002.

HENSEY, F. The sociolinguistic of the Brazilian-Uruguaiayan border. The Hague: Mouton, 1972.

RONA, J.P. El dialecto “fronterizo” del Norte del Uruguay. Montevideo: Universidad de la República, 1959.

SEVERO, F. Noite nu norte. Montevideo: Ediciones del Rincón, 2010.

STURZA, E. Línguas de fronteiras e políticas de línguas: uma história das idéias lingüísticas, 2006. Tese (Doutorado). IEL/UNICAMP, Campinas, 2006.

TRINDADE, A. M.; BEHARES, L. E.; FONSECA, M. Educação e linguagem em áreas de fronteira Brasil-Uruguai. Santa Maria: Pallotti, 1995.

URUGUAY. Ley. Nº 18.437. 12 de Diciembre de 2008. Ley General de Educación. Montevideo: Dirección Nacional de Impresiones y Publicaciones Oficiales, 2008.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.