Educação e política: novas configurações nas práticas de militância

Autores

  • Pro-Posições Revista Universidade Estadual de Campinas

Resumo

A Revista Pro-Posições, v. 20, n. 2(59), maio/ago. 2009, apresenta a seus leitores um dossiê sobre Educação e política: novas configurações nas práticas de militância, fruto de pesquisas em vários centros no Brasil e na Argentina.

O tema do engajamento social e político, de relevância e atualidade, é tratado de forma original e rigorosa pelos diferentes autores; desse modo, o engajamento militante é abordado dentro de um diálogo entre as Ciências Sociais, a Psicologia e a Educação, que enriquece sobremaneira a discussão sobre a militância e as formas de engajamento nas sociedades democráticas. Esta publicação constitui-se em material de referência para os pesquisadores do tema e contribui para uma discussão cada vez mais necessária nas sociedades contemporâneas, especialmente nos sistemas educativos, que foram o setor mais impactado pelo sucesso do discurso favorável ao associativismo social durante a década de 1990.

Completam este número análises de problemas educacionais brasileiros, nos seus diferentes níveis de ensino; um artigo em que é revisitada a obra de Cecília Meireles; e um ensaio que destaca a importância da ação educativa dos museus de Filadélfia.

A seção Diverso e Prosa presta uma homenagem ao Professor Luiz Dantas, através de um texto que é um convite para conhecer as suas obras.

Boa leitura!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-02-16

Como Citar

REVISTA, P.-P. Educação e política: novas configurações nas práticas de militância. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 20, n. 2, p. 1–6, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643402. Acesso em: 30 jan. 2023.

Edição

Seção

Editorial