Banner Portal
Editorial
Remote

Como Citar

BANKS-LEITE, Luci. Editorial. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 20, n. 2, p. 7–13, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643403. Acesso em: 24 maio. 2024.

Resumo

A questão da formação de professores da rede pública — já comentada em nosso último número — retorna novamente à pauta nos meios políticos do Estado de São Paulo. Um “pacote” (a ser ainda aprovado pela Assembléia), anunciado no mês de abril pelo governador José Serra, visa, entre outras medidas, à criação de um curso de quatro meses, com uma prova, para todos os ingressantes no magistério da rede estadual, em razão da previsão de abertura de 60 mil vagas, já no próximo semestre. Esse curso será ministrado por uma Escola de Formação de Professores de São Paulo e, para implementá-lo, prevê- se o estabelecimento de convênios com universidades públicas; anuncia-se ainda que uma parte será realizada a distância e outra, de forma presencial. Naquela ocasião, o governador, acompanhado do secretário da Educação, professor Paulo Renato, afirmou: “os professores vão receber uma forte injeção de conhecimentos” e criticou as faculdades de Pedagogia que, segundo ele, não ajudam a melhorar a educação; e acrescentou: “você vê uma lista de teses dessas faculdades e pouca coisa pode ser aproveitada pela educação”, “os professores têm muita teoria e pouca prática.”
Remote

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.