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Um estudo das edições de Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles
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Palavras-chave

Literatura infantil. Leitura. História das edições. Leitor

Como Citar

FERREIRA, N. S. de A. Um estudo das edições de Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 20, n. 2, p. 185–203, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643414. Acesso em: 26 set. 2023.

Resumo

Localizar em sua materialidade a obra Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles, em suas edições — 1964; 1969; 1977; 1987; 1990; 2002 —; cotejá-las para compreender as formas pelas quais os textos são apresentados aos seus leitores, em diferentes tempos; e indagar como e por que essas formas são pensadas e concretizadas são desafios deste artigo. Esta pesquisa de cunho exploratório, à luz, principalmente, dos estudos da História Cultural, privilegia, no exame das diferentes edições, as partes externas que envolvem os poemas (o texto propriamente dito) e suas ilustrações. Identifica e discute a produção de sentidos e valores ligados à educação do leitor, ao reconhecimento de uma escritora consagrada pela tradição literária, à singularidade da linguagem, à importância de uma prática prazerosa da leitura.

Abstract:

This article brings the challenges of locating Cecília Meireles’ book Ou isto ou aquilo (Either this or that) in its materialness, with considerations on its 1964, 1969, 1977, 1987, 1990 and 2002 editions, as well as comparing these editions in order to understand the forms in which texts are presented to their readers at different times, and questioning how and why these forms are conceived and put into practice. In the light of studies on cultural history, in the analysis of the different editions, this exploratory research prioritizes the external parts that involve poems (the texts themselves) and their illustrations. It provides identification and a discussion on the production of senses and values related to readers’ education, the recognition of a writer who is consecrated by literary tradition, the uniqueness of the language used, and the importance of pleasant reading practice.

Key words: Children’s literature. Reading. History of the editions. Reader

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