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ProUni e UAB como estratégias de EAD na expansão do Ensino Superior
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Palavras-chave

Educação a distância. ProUni
UAB. Expansão do ensino superior. Democratização do ensino superior. Avaliação

Como Citar

SEGENREICH, Stella Cecília Duarte. ProUni e UAB como estratégias de EAD na expansão do Ensino Superior. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 20, n. 2, p. 205–222, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643415. Acesso em: 8 maio. 2024.

Resumo

Neste texto é feita uma análise dos programas Universidade para Todos (ProUni) e Universidade Aberta do Brasil (UAB) como estratégias de Educação a Distância promovidas pelo governo Lula na expansão e democratização do Ensino Superior. Questões tais como o número elevado de pólos, sua dispersão e distanciamento da sede da instituição promotora dos cursos, assim como a falta de avaliação da efetiva qualidade de ensino são desafios colocados ao ProUni, especificamente. No que se refere aos dois programas em conjunto, surgiram questões referentes ao modelo de pólo presencial adotado e ao conceito de tutoria e seu impacto na configuração do corpo docente das universidades. Constatou-se, ainda, um avanço significativo no reconhecimento de que a educação a distância não se resume a uma estratégia de mercantilização e privatização do ensino e que precisa ser pesquisada intensamente em termos de sua utilização como política de Estado e em termos das novas questões de ordem institucional e pedagógica que suscita

Abstract:

This text aims at analyzing the programs of University for All (ProUni) and Brazilian Open University (UAB) as products of the Lula government higher education expansion and democratization policy. Some issues like the great number of poles, their dispersion and distance from the headquarters of the promoting institution, as well as the lack of an evaluation mechanism to assess the quality of the education offered by the participant institutions, are challenges faced specifically by ProUni. As far as those two programs are concerned, some issues emerged related to the model of the classroom instruction pole which has been adopted and the concept of tutoring and its impact on the configuration of the teaching staff of universities. Also, significant improvement has been verified in the recognition that distance education does not limit itself to a commercial and privatizing educational strategy, but it must be studied in terms of its utilization as a state policy and in terms of the new institutional and pedagogical issues it raises.

Key words: Distance education. ProUni (University for All). UAB (Brazilian Open University). Higher education expansio. Higher education democratization, evaluation

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