Banner Portal
Apresentação
PDF

Como Citar

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes. Apresentação. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 20, n. 1, p. 13–21, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643421. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A migração de caráter internacional e a educação fazem-se centrais neste dossiê; contudo, outras dimensões envolvidas por essas realidades constituem temáticas correlatas e assumem importância significativa na interpretação do fenômeno migratório com efeitos e conseqüências para os que migram e se fazem sujeitos presentes na terra do outro1 . Os/as andarilhos dessa nova era são indivíduos sociais que partilham de diferentes coletivos e constroem muitos mapas em que escapam ou em que se perdem (Castro, 2001, p.27), mas que, de uma forma ou de outra, dizem muito disso que é este início de século.
PDF

Referências

CASTRO, Mary Garcia (Coord.) Migrações internacionais: contribuições para políticas, Brasil 2000. Brasília: CNPD, 2001.

GARCIA, Afrânio. O exílio político dos estudantes brasileiros e a criação das universidades na África (1964-1985) In: ALMEIDA, Ana M. F. et al. Circulação internacional e formação intelectual das elites brasileiras. Campinas: Editora da Unicamp, 2004.

GOMES, J. M. S. Estudantes na terra dos outros. A experiência dos universitários angolanos da Universidade Federal de Minas Gerais Brasil. 2002. 172p. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Educação, UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais.

GUSMÃO, Neusa M. M. de. Os filhos da África em Portugal: antropologia, multiculturalidade e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

GUSMÃO, Neusa M. M. de. Trajetos identitários e negritude: jovens africanos no Brasil e em Portugal. Impulso Revista de Ciências Sociais e Humanas, Unimep, Piracicaba-SP, v.17, n.43, maio/ago. 2006.

MUNGOI, Dulce Maria Domingos Chale João. O mito atlântico: relatando experiências singulares de mobilidade dos estudantes africanos em Porto Alegre no jogo de reconstrução de suas identidades étnicas. 2004. Dissertação (Mestrado) UFRGS, Porto Alegre.

RIBEIRO, Gustavo Lins. Poder, redes e ideologia no campo do desenvolvimento. In: SILVA, K. C.; SIMIÃO, D. S. Timor-Leste por trás do palco: cooperação internacional e a dialética da formação do Estado. Belo Horizonte: UFMG, 2007.

TOLENTINO, André Corsino. Universidade e transformação social nos pequenos estados em desenvolvimento: o caso de Cabo Verde. 2006. Tese. (Doutorado em Ciências da Educação) Universidade de Lisboa, Lisboa.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.