Banner Portal
A significação nas aulas de Educação Física: encontro e confronto dos diferentes “subúrbios”1 de conhecimento
PDF

Palavras-chave

Educação Física escolar. Didática. Conhecimento. Significação

Como Citar

RODRIGUES JÚNIOR, José Carlos; SILVA, Cinthia Lopes. A significação nas aulas de Educação Física: encontro e confronto dos diferentes “subúrbios”1 de conhecimento. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 19, n. 1, p. 159–172, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643504. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Este trabalho propõe reflexões sobre a significação nas aulas de Educação Física escolar e sobre a ação didática direcionada ao encontro e ao confronto de conhecimentos. Para isso, basear-nos-emos em situações de ensino que compõem nossa experiência como professores de Educação Física e em referenciais teóricos provindos das Ciências Humanas. Os alunos chegam à aula com certo entendimento a respeito dos elementos da cultura corporal; o professor, por meio de sua ação pedagógica, pode provocar confrontos com tais conhecimentos, com o intuito de levar os jovens a identificar e compreender os temas estudados, de maneira sistematizada. Nesse processo didático, a significação é elemento fundamental a ser considerado para uma mediação que vislumbre a revisão de idéias e de valores.

Abstract:

This work proposes reflections on the signification of Physical Education in the school environment and on the didactic action directed to the meeting and confronting of knowledge. For such, we will base ourselves on teaching situations that compose our experience as Physical Education teachers and also on a theoretical frame of reference from the Human Sciences. The students arrive in class with some amount of knowledge concerning the elements of body culture; the teacher, through her pedagogical action, may challenge such knowledge, intending to lead the students to identify and understand the studied subjects, in a systematized way. In such a didactic process, signification is a key element to be considered for a mediation that glimpses the revision of ideas and values.

Key words: Physical Education at school; Didactics. Knowledge. Signification

PDF

Referências

BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 9.ed. São Paulo: Hucitec, 1999.

DAOLIO, J. Educação Física e o conceito de cultura. Campinas: Autores associados, 2004.

FONTANA, R. C. Sobre a aula: uma leitura pelo avesso. Presença Pedagógica, v.7, n.39, p.31- 7, maio/jun.2001.

FIRME, T. P. Mitos na avaliação. Revista ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, n.1, v.2, p.57-61, out./dez.1994.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Ed. S. A., 1989.

GEERTZ, C. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. 6.ed. São Paulo: Vozes, 2003.

MEDINA, J. P. S. Educação Física cuida do corpo... e “mente”: bases para renovação e transformação da educação física. 9.ed., Campinas: Papirus, 1990.

MAGALHÃES, R. S. de. Corpo e palavra: signos da corporalidade na escola. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação da Unicamp, Campinas, SP, 2006.

SMOLKA, A. L. B. O (im)próprio e o (im)pertinente na apropriação das práticas sociais. Caderno Cedes, v.20, n.50, Campinas, abril/2000. Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em: 25 de maio de 2006.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.