Banner Portal
Apresentação
PDF

Como Citar

CANÊDO, Letícia Bicalho. Apresentação. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 17, n. 3, p. 11–14, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643601. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Originadas por um mesmo paradigma, as identidades de cada um dos Estados-nação existentes no mundo contemporâneo efetuaram-se num quadro de intensos intercâmbios e debates internacionais. Entretanto, paradoxalmente, é a alegação da singularidade de cada uma dessas identidades que justifica os sangrentos conflitos, reeditados, ainda hoje, no quadro dos Estados-nação. Os mitos fundadores da nação, os heróis que representam as virtudes nacionais, a língua, a literatura, a raça, o costume, as especialidades culinárias e todos os demais elementos simbólicos que costumam estar presentes em demonstrações de nacionalismo, tais como cerimônias de Copa do Mundo, publicidades turísticas, feiras internacionais ou visitas de chefe de Estado reforçam, ao preço de um gigantesco trabalho, teórico e prático, uma identidade nacional singular que nos torna prisioneiros de evidências herdadas e que não parecem muito ameaçadas num mundo que se pretende globalizado.
PDF

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.