Banner Portal
Dois franceses na renovação da cena teatral brasileira: Louis Jouvet e Henriette Morineau1
PDF

Palavras-chave

Louis Jouvet. Henriette Morieneau. Teatro brasileiro. Gênero e produção cultural

Como Citar

PONTES, Heloisa. Dois franceses na renovação da cena teatral brasileira: Louis Jouvet e Henriette Morineau1. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 17, n. 3, p. 95–114, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643608. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Tendo como pano de fundo o exame dos deslocamentos, das redes de sociabilidade e das relações de homens e mulheres que atravessaram fronteiras nacionais e de gênero, este artigo procura rastrear o impacto e a presença de dois artistas franceses na cena teatral brasileira do século passado, quais sejam: Louis Jouvet (1887-1951) e Henriette Morineau (1908-1990). Cada um à sua maneira contribuiu para a implantação das rotinas de trabalho próprias do teatro moderno. Tal assertiva não deve, porém, ser desvinculada de um exame mais criterioso sobre as dimensões e inflexões de gênero nesse campo de produção simbólico. Naquele período, havia uma clara demarcação de fronteiras simbólicas entre o trabalho dos diretores, todos eles homens, e o das atrizes, conforme procuro mostrar neste texto.

Abstract:

Based on the observation of changes, sociability networks and man-woman relationships going through national and gender borderlines, this paper is intended to study the presence and impact of two French artists in the 20th century Brazilian theatre: Louis Jouvet (1887-1951) and Henriette Morineau (1908-1990). Each one of them made an important contribution to establish the typical routines of modern theatre. Such a statement, though, cannot be disconnected from a more detailed study of gender dimensions and inflections within this symbolic production field. Throughout the mentioned period, there was a clear outline of symbolic borderlines between the male directors’ and actresses’ work, as will be shown in this text.

Key words: Louis Jouvet. Henriette Morieneau. Brazilian theater. Gender and cultural production

PDF

Referências

ALMEIDA PRADO, Décio de. Adeus a Cacilda. O Estado de S. Paulo, 15.6.1969.

ALMEIDA PRADO, Décio de. Peças, pessoas, personagens: o teatro brasileiro de Procópio Ferreira a Cacilda Becker. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento. Metrópole e cultura: São Paulo meio de século. Bauru: Edusc, 2001.

ASSUMPÇÃO, Leilah. Na palma da minha mão. São Paulo: Globo, 1998.

CASTRO, Consuelo de. Urgência e ruptura. São Paulo: Perspectiva, 1989.

CASTRO, Ruy. O anjo pornográfico: a vida de Nelson Rodrigues. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

CHARLE, Christophe. L’attraction théâtrale des capitales au XIXe siècle: problèmes de comparaison. In: CHARLE, Christophe (ed.). Capitales européennes et rayonnement culturel. Paris: Editions Rue D’Ulm, 2004.

DÓRIA, Gustavo. Os Comediantes. Dionysos, Rio de Janeiro, ano XXIV, n.22 (edição monográfica dedicada ao grupo Os Comediantes), dezembro de 1975.

DUSSIGNE, Jean-François. Le théâtre d’art: aventure européene du XXè siécle. Paris: Éd. Théâtrales, 1997.

FERNANDES, Nanci; VARGAS, Maria Thereza (orgs.). Uma atriz: Cacilda Becker. 2.ed. revista. São Paulo: Perspectiva, 1995.

GOLD, Arthur; FIZDALE, Robert. A divina Sarah. A vida de Sara Bernhardt. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

GUIMARÃES, Teresa Paes Lemes. Louis Jouvet no Brasil (1941-42): um mestre francês nas raízes da renovação teatral da década de 40. Dissertação (Mestrado) São Paulo, Universidade de São Paulo, 1981.

JOUVET, Louis. Prestiges et perspectives du théâtre français: quatre ans de tournée en Amérique Latine, 1941-45. Paris: Galimard, 1945.

KHOURY, Simon. Bastidores. Série Teatro Brasileiro. Rio de Janeiro: Letras & Expressões, 2001, v.3.

MAGALDI, Sábato. Nelson Rodrigues: dramaturgia e encenações. São Paulo: Perspectiva/ Edusp, 1987.

MARTIN-FUGIER, Anne. Comédienne. De Mlle Mars à Sarah Bernhardt. Paris: Seuil, 2001.

MASSI, Augusto. Memorável Mastroianni, Jornal de Resenhas (suplemento da Folha de S.Paulo), 10 de junho de 2000, p.10.

MELLO E SOUZA, Gilda de. Língua e Literatura, (10-13), 1981-84, p.138-39.

MICELI, Sérgio. Gênero, classe, afetividade e projeto criativo na vanguarda sul-americana (Ricardo Guiraldes/Adelina del Carril x Tarsila do Amaral/Oswald de Andrade), mimeo, 2005. Miceli, Sergio. Nacional estrangeiro. São Paulo, Companhia das Letras, 2003.

MICHALSKI, Yan. Ziembinski e o teatro brasileiro. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Ministério da Cultura/Funarte, 1995.

MIGNON, Paul- Louis. Enfin Louis Jouvet vint. In: GODART et al. (orgs.). AthénéeThéâtre Louis Jouvet. Paris: Éditions Norma, 1996, p.71-133.

MIGNON, Paul-Louis. Louis Jouvet. Lyon: La Manufacture, 1991.

OZERAY, Madeleine. A toujours Monsieur Jouvet, préface de Marcel Aymé. Paris: Buchet/ Castel, 1966.

PONTES, Heloisa. A burla do gênero: Cacilda Becker, a Mary Stuart de Pirassununga. Tempo PONTES, Heloisa. Destinos mistos: os críticos do Grupo Clima em São Paulo (1940-68). São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

REVUE D’HISTOIRE DU THÉÂTRE. Paris: Publications de la Societé d’Histoire du Théâtre, avril-juin, 1998, n.158.

RITO, Lúcia. Fernanda Montenegro em o exercício da paixão. 4.ed., Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

ROLLAND, Denis. Louis Jouvet et le Théâtre d’Athénée: «promeneurs de rêves» en guerre de la France au Brésil. Paris: L’Harmattan, 2000.

ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. Tradução e apresentação de Yan Michalski, 2.ed., Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

SAPIRO, Gisèle. La guerre des écrivains, 1940-1953. Paris: Fayard, 1999.

VICENZO, Elza Cunha de. Um teatro da mulher: dramaturgia feminina no palco brasileiro contemporâneo. São Paulo: Perspectiva, 1992.Social. Revista de Sociologia da Usp, v.16, n.1, 2004, p.231-262.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.