Banner Portal
Relação lazer, escola e esporte nas políticas públicas de esporte na Cidade Maravilhosa
PDF

Palavras-chave

Educação. Lazer. Esporte. Vila Olímpica da Maré

Como Citar

MELO, Marcelo Paula. Relação lazer, escola e esporte nas políticas públicas de esporte na Cidade Maravilhosa. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 17, n. 3, p. 151–166, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643611. Acesso em: 29 jun. 2024.

Resumo

A partir do debate da dimensão educativa nas vivências culturais de lazer, o presente texto busca discutir como se deu a interação Vila Olímpica da Maré (VOM) e as escolas que se relacionavam com ela no processo de implementação dessa política pública de esporte e lazer da Prefeitura do Rio de Janeiro. Como se deram as relações entre Escolas e VOM? Que concepções de educação, esporte e lazer estiveram presentes nesse processo? Qual a dimensão político-pedagógica desses encontros?

Abstract:

This text seeks to discuss the interaction between Vila Olímpica da Maré (VOM) and some schools, in the implementation of a public policy of sports and leisure in the city of Rio de Janeiro, within the study of the educational dimension of cultural and leisurely experiences. How did this interaction take place? Which conceptions of education, sport and leisure can be observed in this process? What are the pedagogical-political dimensions of these meetings?

Key words: Education. Leisure. Sports. Vila Olímpica da Maré

PDF

Referências

ALVES, Edmundo; MELO, Victor. Introdução ao Lazer. São Paulo: Manole, 2003 ARROYO, Miguel. Trabalho – Educação e Teoria Pedagógica. In: FRIGOTTO, G. (org.).

Educação e Crise do Trabalho. Perspectivas de final de século. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 138-164.

ARROYO, Miguel. Educação em tempos de exclusão. In: FRIGOTTO, G.; GENTILI, P. A Cidadania Negada: Políticas de Exclusão na Educação e no Trabalho. São Paulo: Cortez, 2001, p. 270-279.

CARRANO, Paulo. Juventude e Cidades Educadoras. Petrópolis: Vozes, 2003.

COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci: um estudo sobre pensamento político. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. v.2 e v.3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

JAMESON, Fredric. A Cultura do Dinheiro. Petrópolis: Vozes, 2001.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e Educação. Campinas: Papirus, 2000.

MASCARENHAS, Fernando. “Lazerania” também é conquista: tendências e desafios na era do mercado. Movimento/UFRGS, Porto Alegre, v.10, n.2, p.73-90, maio/ago. 2004.

MELO, Marcelo Paula de. Esporte e Juventude Pobre: A Vila Olímpica da Maré e as Políticas Públicas de Lazer. Campinas: Autores Associados, 2005.

PMRJ/SME. Secretaria de Educação. A Escola e a Família: A Prefeitura do Rio. Rio de Janeiro: SME/PMRJ, ano 1, n.2, set/2003.

NEVES, Lucia M.W. (org.). A Nova Pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

TAVARES, Sérgio; MARA, Ellen. Projeto CEASE. Rio de Janeiro: SMEL/PMRJ. 2001, (mimeo).

UNIÃO ESPORTIVA VILA OLÍMPICA DA MARÉ. Projeto Maré Integração Escolar. Rio de Janeiro: UEVOM, ano 1, n.16, Jan/2000.

UNIÃO ESPORTIVA VILA OLÍMPICA DA MARÉ. Rio de Janeiro: Informativo UEVOM, ano 2, n.20, Maio/2001a.

UNIÃO ESPORTIVA VILA OLÍMPICA DA MARÉ. Rio de Janeiro: Informativo UEVOM, ano 2, n. 25/26, out./nov. 2001b.

WERNECK, Christiane. Lazer, Trabalho e educação. Belo Horizonte: ED. UFMG, 2000.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.