Banner Portal
A resposta do Sr. Lourenço Filho
PDF

Como Citar

FILHO, Lourenço. A resposta do Sr. Lourenço Filho. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 17, n. 3, p. 201–214, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643616. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O texto de Lourenço Filho reúne as reflexões do educador em torno das indagações levantadas pelo então redator do jornal O Estado de São Paulo, Fernando de Azevedo, no âmbito do inquérito sobre a instrução pública paulista, promovido em junho de 1926. Em suas análises, o educador põe em cena aspectos significativos das lutas de representações que marcaram a difusão do “movimento pela Escola Nova” no Brasil e, mais particularmente, em São Paulo. As respostas ao inquérito foram publicadas em 1937, sob o título A educação publica em S. Paulo: problemas e discussões, pela Companhia Editora Nacional, na série Brasiliana da Biblioteca Pedagógica Brasileira. A partir da segunda edição, o livro passou a ser publicado pela Companhia Melhoramentos, de São Paulo, recebendo o título A educação na encruzilhada: problemas e discussões
PDF

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.